top of page

Cidade

Winchester

Avaliação

****

Principal Interesse

Catedrlal

De Onde Viemos

Bath

Tempo Médio de Viagem

1 hora 43 minutos

Dicas

Winchester, a histórica cidade inglesa de pouco mais de 100 mil habitantes, que foi durante o período de dominação anglo-saxônica, a primeira capital do Reino da Inglaterra, é outro ótimo passeio que pode ser facilmente realizado de trem, em um bate e volta a partir de Londres.

Pode-se chegar a Winchester, localizada no condado de Hampshire ao sul da Inglaterra, em cerca de 1 hora, partindo da estação de Waterloo. Em lá estando, uma sossegada caminhada de 10 minutos a partir da Estação de Trem, nos conduz ao Centro Histórico, onde estão situadas as principais atrações da cidade.

Dentre os muitos programas oferecidos por Winchester destacamos:

- Visita a Catedral de Winchester, construída entre 1079 e 1100, que se tornou, ao longo dos séculos uma das mais importantes da Europa. Após sucessivas obras e restauros que foram moldando sua forma, a Catedral tem nos dias atuais o Gótico-Românico como sua arquitetura predominante. Ela se orgulha de ser a mais comprida, 170,1 metros, e de possuir a nave mais longa, 23,7 metros, entre as catedrais góticas do continente europeu.

 

Em um espaço tão harmônico e deslumbrante, é difícil, em uma única visita, registrar todos os detalhes de uma obra de mais de 12 séculos. Sugerimos, para aproveitar o melhor possível a visitação:

  • Olhar o estupendo teto da igreja, que sugere a forma de uma embarcação invertida.

  • Ver a Bíblia de Winchester, uma raridade do século XII, exposta na biblioteca da catedral

  • Conhecer a cripta e a sala dos tesouros

  • Fazer uma excursão guiada à torre para ver sinos da catedral, andar pelo telhado da nave sustentado por vigas de madeira e, por fim, ter uma ótima vista da cidade.

  • Observar a placa dourada que reverencia a escritora inglesa Jane Austen, ali enterrada.

  • Assistir uma missa vespertina com a presença de um dos corais permanentes ou visitantes da casa.

 

A administração da Catedral sugere ao turista reservar duas para uma visita completa à igreja.

 

Por fim, se estiver na cidade em dezembro, não deixe de dar um pulo na feira de natal ao lado da Catedral, uma das dez melhores do continente europeu, segundo o site European Best Destinations

- Visita ao The Great Hall, salão construído no século XIII, única parte restante do Castelo de Winchester fundado em 1067 por William, o Conquistador.  A atração top do local é a “Távola Redonda”, mesa onde supostamente se reuniam os cavaleiros do Rei Arthur, que teria liderado a defesa da Grã Bretanha contra os saxões, no final dos séculos V e início do VI.

Não está claro, até hoje, se o Rei Arthur de fato existiu, e caso tenha existido, se a mesa gloriosamente fixada na parte superior da parede principal do salão é a verdadeira. De fato, isto acaba não sendo relevante, pois real ou não, essa narrativa e o mistério que a envolve, tendem a aguçar o imaginário das pessoas, estimulando o gosto pelo estudo da história da nação.

- Perto da Catedral, na College Street n° 8, está localizada a Casa Amarela onde morou Jane Austen, uma das maiores expressões da literatura inglesa, autora de obras mundialmente aclamadas como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Ela morou nesse local, que não está aberto à visitação, pouco tempo antes de falecer, aos 41 anos de idade.

Quem quiser conhecer mais detalhes sobre a vida e obra de Jane Austen poderá visitar a casa onde viveu por 8 anos, hoje transformada em museu. Ela fica em Chawton uma pequena vila, não muito longe de Winchester. A viagem de ônibus, que pode ser tomado na The Broadway, no centro histórico da cidade, até a vila demora em torno de 50 minutos.

- Independente de suas atrações, Winchester merece do turista um tempo específico única e exclusivamente para conhecer a cidade a pé. O eixo para essa passeada é a High Street, a principal rua da cidade. Nela própria, e em suas travessas, você encontrará lojas, bares, brasseries, restaurantes, pubs, e um diversificado shopping center.  

Um dos pontos mais tradicionais e que não deve ficar de fora dessa caminhada é o Winchester Market, agitada feirinha de rua onde podem encontradas frutas, vegetais, flores, comidinhas, cerâmicas, artigos para a casa, etc. Uma festa.

Se o tempo estiver bom, aproveite também para curtir um passeio ao ar livre pelo River Walk, romântico caminho que corta o centro histórico, margeando o Rio Itchen.

Mais detalhes sobre visitas a Winchester podem ser obtidos no Winchester Tourist Information Centre, localizado no Winchester Guildhall na High Street.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page