Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Gent
Avaliação
****
Principal Interesse
Arquitetura
De Onde Viemos
Bruxelas
Tempo Médio de Viagem
30 minutos

Image by Jorge Fernández Salas on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem

Image by Il Vagabiondo on Unsplash

Image by Jorge Fernández Salas on Unsplash
Dicas
Gent, uma vibrante cidade universitária com cerca de 250 mil habitantes, é mais um deslumbrante destino belga que pode ser facilmente conhecido de trem. Ela fica a meia hora da Estação Central de Bruxelas e, um pouco menos do que isso, de Bruges.
Embora, pela rapidez dos deslocamentos, ela sirva de ótimo bate e volta da Capital ou de Bruges, Gent tem atrações suficientes para quem preferir pernoitar na cidade e curtir seus encantos com mais tranquilidade.
A belíssima Estação de Trem da cidade, Gent St. Pieters, fica um pouco distante do centro medieval. A melhor opção ao chegar é pegar o tram n°1 e descer em Korenmarkt para dali, sim, iniciar a caminhada.
Sem pretender esgotar os pontos de interesse de Gent, damos as seguintes sugestões:
- Visitar o Gravensteen, Castelo do Condes. Ele foi construído em 1180 e até o século XIV foi a casa dos Condes de Flandres. A partir daí teve múltiplos usos: fortaleza, tribunal, prisão e fábrica. Em 1885, foi adquirida pela municipalidade. Hoje o local abriga um museu, que deve ser visitado, não tanto pelo seu interior, mais voltado para objetos de tortura, mas sobretudo pela vista da cidade que se tem no alto de suas torres.
- Saindo do museu, um ótimo programa é passear pela Sint Veerplein, a linda praça à frente do Castelo. Repleta de bares e restaurantes ao ar livre, é um bom local para um lanche ou almoço.
- Outro local que merece uma entrada é a Catedral de São Bavo, localizada onde de assentava a Capela de São João Batista, erigida em 942. A arquitetura gótica dos dias atuais remonta aos séculos XV e XVI. Em 1559, ela assumiu o nome atual. O seu interior adota o estilo barroco. Ao visitá-la não deixe de conferir a mundialmente célebre "Adoração do Cordeiro Místico", conjunto de 18 painéis descrevendo cenas bíblicas. A obra foi iniciada pelo mestre flamengo Hubert van Eyck e concluída por seu irmão, Jan van Eyck. Esta pintura teve vida tumultuada ao longo dos tempos, sendo roubada e ameaçada de destruição em vários momentos. Após o fim da segunda guerra, a obra retornou à catedral. Desde 2012, os painéis passam por meticuloso processo de restauração que se estenderá até 2024. Embora a entrada a igreja seja franca, a visita aos painéis é cobrada.
- O Belfry, o Campanário de Gent, patrimônio da humanidade, segundo classificação da Unesco, é outro ponto a ser visitado na cidade. Iniciado em 1313, ele, mais do que um monumento histórico, simboliza a autonomia e a independência de Gent. A entrada ao carrilhão, atualmente dotado de 53 sinos, é paga e permite circular por suas dependências, conhecer sua história e usufruir de outra bela vista da cidade. Não deixe de observar, no alto do monumento o dragão mascote e símbolo protetor da cidade.
- Por sua beleza natural, é impossível ir a Gent sem reservar um bom tempo para um delicioso passeio descompromissado por praças, ruelas, pontes e canais. Destacamos alguns deles: a Ponte de São Miguel, com sua bela perspectiva, a Ponte de Grasbrug, com sua vista inesquecível, ambas as margens do rio leie, Graslei e Korenlei, cheias de luzes e restaurantes charmosos e a Veldstraat, rua do comércio, exclusiva para pedestres e ciclistas.
Durante essa preguiçosa caminhada, não deixe de parar em uma das inúmeras barraquinhas que encontrar e pedir um pacotinho de cuberdons, o "nariz de gent", doce em forma de cone, uma espécie de geleia coberta de açúcar normalmente a base de frutas vermelhas.
- Um passeio de barco é uma outra boa opção para quem preferir conhecer os encantos da cidade e admirar a beleza de suas pontes, sob uma outra perspectiva. O ponto de embarque fica próximo ao Castelo dos Condes.