Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Sintra
Avaliação
****
Principal Interesse
Arquitetura
De Onde Viemos
Lisboa Rossio
Tempo Médio de Viagem
40 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Sintra é mais uma daquelas cidades cheias de charme que não pode ficar de fora de qualquer roteiro de viagem por Portugal. Ela irá abraçar o turista desde de sua chegada a estação.
Sua história, até os tempos atuais, é plena de fatos e registros marcantes. Do período neolítico, 6º ao 5º milênio a.C, a região onde hoje se assenta Sintra, apresenta traços arqueológicos no atual sítio de São Pedro de Penaferrim. Já os romanos, estiveram por lá entre os séculos 2º a. C até o 6º d. C. período no qual construíram estradas e templos, incluindo um dedicado ao Sol onde hoje está a Quinta da Regaleira. No século 8º a região, tal como praticamente toda a península ibérica, é ocupada pelos Mouros, cujo principal marco é o Castelo dos Mouros. A reconquista cristã, comandada por Afonso Henriques, dá-se apenas em 1147 quando Sintra recebe a carta foral e torna-se retiro real. No século 19, Dom Fernando II, enfatiza a marca romântica de Sintra, construindo palácios e jardins suntuosos.
Sintra é o segundo município mais populoso de Portugal, atrás apenas de Lisboa, atingindo a marca de aproximadamente 400 mil habitantes.
Como Chegar a Sintra de Trem
É bem tranquilo viajar a Sintra de trem. A partir da estação do Rossio, a mais central de Lisboa, a viagem até Sintra leva em torno de 40 minutos. Os trens são muito frequentes, saindo a cada 20 minutos. O custo do bilhete à época da elaboração deste texto era inferior a 5 euros.
Distância ao Centro
A estação de trem de Sintra está localizada a 500 metros do Centro Histórico, equivalente a uma agradável caminhada de 5 a 10 minutos pela Avenida Dr. Miguel Bombarda, trajeto bem sinalizado, no qual você pode adquirir alguma das belas bijuterias vendidas a bom preço nas várias barracas dispostas ao longo do caminho.
Ao chegar, você verá diversos tuk-tuks, meios de transporte turístico, que se espalham nas proximidades da estação, oferecendo passeios guiados. Nós optamos por caminhar. É um trajeto bonito, arborizado, bem sinalizado e cheio de famílias passeando.
Principais atrações
- A primeira dica é passear sem pressa pelas ruas charmosas do centro histórico, parando nos bares, lojas de artesanato e pastelarias, não esquecendo a famosa “Piriquita” onde é possível se deliciar com os “travesseiros de Sintra”, pasteis elaborados a base de ovos e amêndoas Dá também para saborear uma “queijada”, doce a base de queijo, farinha e canela.
- Visitar o Palácio Nacional da Pena, principal cartão postal da cidade, localizado no topo da serra, com estilo arquitetônico que mistura os estilos gótico, manuelino e mourisco, retratos vivos das diversas influencias que a cidade sofreu ao longo dos séculos, que resumimos no início deste texto Entre e admire suas salas, salões, aposentos, o claustro, a cozinha, e a pequena capela. Na parte externa curta os belos jardins e vistas panorâmicas.
- Ir até o Palácio Nacional de Sintra, que por ter sido submetido a um grande conjunto de obras de adaptação, entre sua construção na idade média e o século XVI, tornou-se um exemplo vivo dos diversos estilos arquitetônicos que marcaram esse período. Observe em particular, as chaminés cônicas e as salas decoradas com brasões e azulejos históricos.
- Dar um pulo até a Quinta da Regaleira para conhecer as belezas e mistérios desse complexo arquitetônico. As belezas são representadas pelo suntuoso palácio erguido no século passado, em estilo neo-manuelino, sua capela, lagos, esculturas, torres, grutas, belvederes e espaços para eventos. Os mistérios ficam por conta do “Poço Iniciático” local cheio de lendas e segredos onde supõe-se tenham sido realizados os rituais de iniciação da maçonaria.
- Subir até Castelo dos Mouros, antigo forte construído no século X, e fazer uma caminhada pelas suas escadas de pedra e muralhas sinuosas. O mais interessante é que desse local é possível ter uma excepcional vista panorâmica que cobre a cidade de Sintra e na face litorânea, o Parque Natural de Sintra-Cascais.