top of page

Cidade

Sintra

Avaliação

****

Principal Interesse

Arquitetura

De Onde Viemos

Lisboa Rossio

Tempo Médio de Viagem

40 minutos

Dicas

Sintra é mais uma daquelas cidades cheias de charme que não pode ficar de fora de qualquer roteiro de viagem por Portugal. Ela irá abraçar o turista desde de sua chegada a estação.

Sua história, até os tempos atuais, é plena de fatos e registros marcantes. Do período neolítico, 6º ao 5º milênio a.C, a região onde hoje se assenta Sintra, apresenta traços arqueológicos no atual sítio de São Pedro de Penaferrim. Já os romanos, estiveram por lá entre os séculos 2º a. C até o 6º d. C. período no qual construíram estradas e templos, incluindo um dedicado ao Sol onde hoje está a Quinta da Regaleira. No século 8º a região, tal como praticamente toda a península ibérica, é ocupada pelos Mouros, cujo principal marco é o Castelo dos Mouros. A reconquista cristã, comandada por Afonso Henriques, dá-se apenas em 1147 quando Sintra recebe a carta foral e torna-se retiro real. No século 19, Dom Fernando II, enfatiza a marca romântica de Sintra, construindo palácios e jardins suntuosos.

Sintra é o segundo município mais populoso de Portugal, atrás apenas de Lisboa, atingindo a marca de aproximadamente 400 mil habitantes.

Como Chegar a Sintra de Trem

 

É bem tranquilo viajar a Sintra de trem. A partir da estação do Rossio, a mais central de Lisboa, a viagem até Sintra leva em torno de 40 minutos. Os trens são muito frequentes, saindo a cada 20 minutos. O custo do bilhete à época da elaboração deste texto era inferior a 5 euros.

Distância ao Centro

A estação de trem de Sintra está localizada a 500 metros do Centro Histórico, equivalente a uma agradável caminhada de 5 a 10 minutos pela Avenida Dr. Miguel Bombarda, trajeto bem sinalizado, no qual você pode adquirir alguma das belas bijuterias vendidas a bom preço nas várias barracas dispostas ao longo do caminho.

Ao chegar, você verá diversos tuk-tuks, meios de transporte turístico, que se espalham nas proximidades da estação, oferecendo passeios guiados. Nós optamos por caminhar. É um trajeto bonito, arborizado, bem sinalizado e cheio de famílias passeando.

Principais atrações

- A primeira dica é passear sem pressa pelas ruas charmosas do centro histórico, parando nos bares, lojas de artesanato e pastelarias, não esquecendo a famosa “Piriquita” onde é possível se deliciar com os “travesseiros de Sintra”, pasteis elaborados a base de ovos e amêndoas Dá também para saborear uma “queijada”, doce a base de queijo, farinha e canela.

- Visitar o Palácio Nacional da Pena, principal cartão postal da cidade, localizado no topo da serra, com estilo arquitetônico que mistura os estilos gótico, manuelino e mourisco, retratos vivos das diversas influencias que a cidade sofreu ao longo dos séculos, que resumimos no início deste texto Entre e admire suas salas, salões, aposentos, o claustro, a cozinha, e a pequena capela. Na parte externa curta os belos jardins e vistas panorâmicas.

-  Ir até o Palácio Nacional de Sintra, que por ter sido submetido a um grande conjunto de obras de adaptação, entre sua construção na idade média e o século XVI, tornou-se um exemplo vivo dos diversos estilos arquitetônicos que marcaram esse período. Observe em particular, as chaminés cônicas e as salas decoradas com brasões e azulejos históricos.

 

- Dar um pulo até a Quinta da Regaleira para conhecer as belezas e mistérios desse complexo arquitetônico. As belezas são representadas pelo suntuoso palácio erguido no século passado, em estilo neo-manuelino, sua capela, lagos, esculturas, torres, grutas, belvederes e espaços para eventos. Os mistérios ficam por conta do “Poço Iniciático” local cheio de lendas e segredos onde supõe-se tenham sido realizados os rituais de iniciação da maçonaria.

- Subir até Castelo dos Mouros, antigo forte construído no século X, e fazer uma caminhada pelas suas escadas de pedra e muralhas sinuosas. O mais interessante é que desse local é possível  ter uma excepcional vista panorâmica que cobre a cidade de Sintra e na face litorânea, o Parque Natural de Sintra-Cascais.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page