Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Monterosso al Mare, cidade de pouco mais de 1500 moradores, declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, é a maior e mais visitada das Cinque Terre. Ela possui inúmeras opções de hospedagem e praias com faixas de areia, em contrapartida à predominância das pedrinhas nas outras Terre.
A partir de nossa cidade base, La Spezia, uma viagem de trem até Monterosso levou apenas 20 minutos. Uma vez lá, a festa para os olhos tem início logo ao sair da Estação Ferroviária.
O primeiro ótimo programa é curtir uma caminhada pelo calçadão da Praia de Fegina, cheio de bares e restaurantes a beira mar. Para quem quiser entrar na água, o local dispõe de serviços de apoio (guarda-sol, cadeira e banho).
Na extremidade dessa mesma praia, é possível observar a Estátua de Netuno, uma escultura em ferro e concreto armado de 14 metros de altura, construída em 1910 pelo escultor Arrigo Minerbi e pelo engenheiro Francesco Levacher, em homenagem ao deus dos mares. Afetada por bombardeios, durante a segunda guerra mundial, e por inúmeras tempestades ao longo dos anos, a obra está hoje em dia seriamente comprometida. A estátua original perdeu os braços, o tridente e uma das pernas. Quando da nossa visita ela encontrava-se em reparo.
Outro passeio recomendado é caminhar pelo promontório que une a Praia de Fegina até o centro histórico, o “Borgo Vechio”, curtindo vistas de tirar o fôlego e conhecendo monumentos históricos, como o “Convento dei Cappuccini” e a “Chiesa di San Francesco” que tiveram sua construção iniciada em 609. No interior, da igreja, o destaque é a pintura "Crucifixo", atribuída ao grande mestre belga, Van Dyck,
No “Borgo Vechio”, propriamente dito, a grande pedida e caminhar a toa pelas belíssimas "carruggi", conjunto de ruelas medievais lotadas de lojinhas típicas, cafés, gelaterias, bares e restaurantes.
Ainda no centro histórico, merecem uma visita a bela “Chiesa di San Giovanni Battista”, construída entre 1244 e 1307, no estilo gótico ligúrico e, logo ao lado, o "Oratório dei Neri", também chamado de "Oratório Mortis e Orationis", exemplo do barroco genovês.