Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Kaysersberg
Avaliação
*****
Principal Interesse
Arquitetura, Beleza Natural
De Onde Viemos
Colmar
Tempo Médio de Viagem
30 minutos

Imagem by Pela Europa de Trem

Imagem by Pela Europa de Trem

Imagem by Pela Europa de Trem
Dicas
Kaysersberg é mais uma das vilas medievais encravadas da Alsácia, que figura em todas as listas de cidades mais lindas da França. Ela é bem pequena, sua população fixa não chega a três mil habitantes, e pode ser percorrida, ou melhor dizendo, curtida a pé com tranquilidade.
Tal como outras pérolas da região, notadamente Eguisheim, Ribeauville e Riquewhir, ela também não possui estação ferroviária. Felizmente, todas elas possuem linhas regulares de ônibus partindo de Colmar, ondes estávamos hospedados.
O ônibus que chega a Kaysersberg pode ser tomado no ponto Théâtre, em Colmar. A viagem, conforme o número de paradas, varia de 22 a 32 minutos. A descida será no ponto Kaysersberg Vignoble. Como o número de viagens é escasso, convém solicitar uma tabela com os horários no Ofício de Turismo de Colmar.
A região da Alsácia foi palco ao longo dos séculos de diversas batalhas envolvendo alemães e franceses que reivindicavam o local para si. Hoje em dia ela pertence a França, mas o vestígio alemão será notado nos nomes das ruas e nos locais a serem percorridos.
Nas andanças pela vila, você observará a predominância do estilo arquitetônico concebido na Idade Média e do Renascimento. O casario terá como marca o enxaimel alemão e as igrejas o estilo romano e gótico.
Os passeios estarão concentrados predominantemente em torno da Rue General de Gaulle, a principal da vila
Locais de Interesse
Eglise Sainte Croix. Um marco turístico da cidade. Levou cerca de 4 séculos para ser completada. Impossível de passar despercebida, pois basta erguer o olhar que sua torre será vislumbrada.
Loecken House. Casa do século 16, em estilo enxaimel. Além da beleza arquitetônica, ela é hoje em dia um “point” gastronômico, abrigando uma “boulangerie“ onde são encontrados tartes, macarons, geleias, foie gras, entre outras iguarias difíceis de escapar.
Ponte Fortificada. Situada em uma curva no término da Rue Charles de Gaulle, a ponte erguida em 1514 sobre o rio Weiss é dos pontos mais clicados da cidade. Sua beleza explicará o porquê.
Castelo de Kaysersberg. Apesar de estar em ruínas, ele ainda pode ser visitado gratuitamente. Lá no alto, vencidos 122 degraus, você terá como prêmio uma vista panorâmica da cidade. Caso tenha ido a “boulangerie” da Loecken House, essa subida será uma excelente alternativa para queimar as calorias adquiridas.
Museu Albert Schweitzer. Albert Schweitzer, nascido em Kaysersberg, passeou por vários campos do conhecimento e das artes. Entre outras facetas, foi médico, filósofo, teólogo e músico. Ganhou o prêmio Nobel da paz em 1952. Este museu abriga um retrato bem organizado de sua vida e obra.
Duas últimas dicas
Por fazer parte a Rota do Vinho da Alsácia, Kaysersberg tem diversas vinícolas espalhadas por suas ruas. Nelas é possível degustar e comprar vinhos típicos e agendar visitas guiadas às vinícolas.
Por fim, para aproveitar ao máximo as atrações da vila, muitas delas sazonais, visite escritório de Turismo localizado ao lado da Prefeitura,