top of page

Cidade

Saint Jean Pied de Port

Avaliação

***

Principal Interesse

Arquitetura e Turismo Religioso

De Onde Viemos

Bayonne

Tempo Médio de Viagem

56 minutos

Dicas

St. Jean Pied Port é uma pequena cidade murada de cerca de 1500 habitantes, fundada no final do século XII.  Ela está situada entre o país basco francês e a fronteira espanhola e ganhou projeção como destino turístico por integrar uma das principais rotas de peregrinação a Santiago de Compostela.

Mas, deixando-se de lado o aspecto religioso, a cidade merece igualmente ser visitada por sua beleza. Ela integra o disputado universo das mais lindas pequenas cidades francesas, de acordo com a ONG "Les Plus Beaux Villages de France", destinada a promover o turismo raiz em território francês.

Nó chegamos a St. Jean Pied Port, vindos de Bayonne, no país basco francês. A viagem de trem dura pouco menos de uma hora. Da despojada Estação de Trem da cidade pode-se caminhar até o Centro Histórico em menos de 10 minutos.

Os programas por nós propostos para quem visita St. Jean Pied Port, são os seguintes:

- Entrar na cidade pela imponente Porte Saint-Jacques, Porta de Santiago, Patrimônio Mundial da Humanidade na classificação da UNESCO, tal como os peregrinos com destino a Compostela,

- Caminhar pela rue de la Citadelle, rue  d'Espagne e pelas ruelas medievais do entorno, admirando o casario e o comércio local. Pare para observar a beleza das construções e para  ler as placas existentes na porta da casas, a maioria delas dos séculos XVI e XVII, informando o nome do primeiro proprietário, sua profissão e a data da construção do imóvel. Sensacional.

- Durante o passeio, escolha um local de seu agrado e aproveite para degustar o queijo de ovelha da região.

- Visitar o o museu Prison des Evêques, Prisão dos Bispos, e conferir a ótima exposição permanente sobre a história dos Caminhos de São Tiago de Compostela no período medieval.

- Subir até a entrada do antigo castelo medieval, a Cidadela de Mendiguren para curtir a vista da cidade e da região. Nos meses de julho e agosto é possível fazer uma visita guiada ao local. Detalhes podem ser obtidos na Oficina de Turismo.

- Ir até a Porta de Notre-Dame e conferir a beleza da igreja de estilo gótico "Notre-Dame-du-Bout-du-Pont". A porta de entrada da cidade e a porta levadiça do edifício religioso ainda intactos, datam do século XIII.

- Cruzar a Pont Neuf para admirar a arquitetura local e a bela paisagem dominada pelo rio Nive.

​​- Para os adeptos, enfrentar a pé, com os milhares de colegas peregrinos, os 800 quilômetros que conduzem à Santiago de Compostela.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page