Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Saint Jean Pied de Port
Avaliação
***
Principal Interesse
Arquitetura e Turismo Religioso
De Onde Viemos
Bayonne
Tempo Médio de Viagem
56 minutos

Image by Kamil Szumotalski on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem

Image by Kamil Szumotalski on Unsplash
Dicas
St. Jean Pied Port é uma pequena cidade murada de cerca de 1500 habitantes, fundada no final do século XII. Ela está situada entre o país basco francês e a fronteira espanhola e ganhou projeção como destino turístico por integrar uma das principais rotas de peregrinação a Santiago de Compostela.
Mas, deixando-se de lado o aspecto religioso, a cidade merece igualmente ser visitada por sua beleza. Ela integra o disputado universo das mais lindas pequenas cidades francesas, de acordo com a ONG "Les Plus Beaux Villages de France", destinada a promover o turismo raiz em território francês.
Nó chegamos a St. Jean Pied Port, vindos de Bayonne, no país basco francês. A viagem de trem dura pouco menos de uma hora. Da despojada Estação de Trem da cidade pode-se caminhar até o Centro Histórico em menos de 10 minutos.
Os programas por nós propostos para quem visita St. Jean Pied Port, são os seguintes:
- Entrar na cidade pela imponente Porte Saint-Jacques, Porta de Santiago, Patrimônio Mundial da Humanidade na classificação da UNESCO, tal como os peregrinos com destino a Compostela,
- Caminhar pela rue de la Citadelle, rue d'Espagne e pelas ruelas medievais do entorno, admirando o casario e o comércio local. Pare para observar a beleza das construções e para ler as placas existentes na porta da casas, a maioria delas dos séculos XVI e XVII, informando o nome do primeiro proprietário, sua profissão e a data da construção do imóvel. Sensacional.
- Durante o passeio, escolha um local de seu agrado e aproveite para degustar o queijo de ovelha da região.
- Visitar o o museu Prison des Evêques, Prisão dos Bispos, e conferir a ótima exposição permanente sobre a história dos Caminhos de São Tiago de Compostela no período medieval.
- Subir até a entrada do antigo castelo medieval, a Cidadela de Mendiguren para curtir a vista da cidade e da região. Nos meses de julho e agosto é possível fazer uma visita guiada ao local. Detalhes podem ser obtidos na Oficina de Turismo.
- Ir até a Porta de Notre-Dame e conferir a beleza da igreja de estilo gótico "Notre-Dame-du-Bout-du-Pont". A porta de entrada da cidade e a porta levadiça do edifício religioso ainda intactos, datam do século XIII.
- Cruzar a Pont Neuf para admirar a arquitetura local e a bela paisagem dominada pelo rio Nive.
- Para os adeptos, enfrentar a pé, com os milhares de colegas peregrinos, os 800 quilômetros que conduzem à Santiago de Compostela.