top of page

Cidade

Toledo

Avaliação

****

Principal Interesse

História e Cultura

De Onde Viemos

Madri Atocha

Tempo Médio de Viagem

33 minutos

Dicas

Toledo, cidade medieval com pouco menos de 700 mil habitantes, é um dos mais encantadores e bem preservados destinos espanhóis, condição que lhe valeu a designação, em 1986, de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

 

Toledo é também conhecida como a Cidade das Três Culturas, por simbolizar  a tolerância religiosa expressa pela convivência por muitos séculos entre cristãos, muçulmanos e judeus, cujos traços ficam evidentes para quem visita o local nos dias de hoje.

 

Situada na região de Castilla-La Mancha, no centro da Espanha, ela pode ser facilmente acessada de Madri. O tempo de viagem da estação de Atocha, onde embarcamos, até a Estação Central de Toledo, leva cerca de 30 minutos. Uma vez em Toledo, uma caminhada até o Centro Histórico consumirá cerda de 20 minutos. Mas antes de iniciar sua caminhada, preste atenção na própria estação, construída entre 1916 e 1920. É uma linda construção em estilo mudejar, nome conferido a um tipo de arquitetura ou elemento decorativo desenvolvido por muçulmanos e cristãos em solo ibérico, que se verá muito andando pela cidade.

A visita a Toledo, mais uma das cidades europeias que transpiram história, deverá ser dividida entre visita a monumentos, que expressem essa riqueza, e passeios sem pressa por praças, pontes, portas e ruelas que nos fazem recuar no tempo. A dosagem dependerá do gosto e da disponibilidade de cada um.

Para chegar a parte alta da cidade, que concentra a maioria dos monumentos e passeios é possível caminhar ou, melhor ainda, para ganhar tempo, usar o excelente conjunto de escadas rolantes existente na  cidade. Clique aqui para ver a localização e os horários dessa mão na roda.

 

Em termos de monumentos históricos, nossa recomendação vai para:

- Subir até o Alcázar de Toledo, situado no ponto mais alto da cidade, antiga fortificação erguida sobre o sítio de um palácio romano. No século XVI serviu de residência oficial dos reis de Espanha. Já no século XX, durante a Guerra Civil Espanhola, foi utilizada como ponto de defesa, sendo seriamente danificada, após um cerco de 70 dias. Hoje o local abriga, em seu último andar, a Biblioteca Castilla-la Mancha, que contém o mais importante acervo de obras da região, e o Museu do Exército, inaugurado em 2010, onde estão abrigados objetos vinculados a história militar da Espanha.

 

- Visitar a imponente e opulenta Catedral Primada de Toledo, a segunda maior da Espanha, cujo início da construção remonta ao ano de 1227, em um local anteriormente ocupado por por uma catedral visigoda do século VI, utilizada como mesquita. A catedral, em estilo gótico, tem 120 metros de largura por 60 de profundidade. Possui 5 naves sustentadas por 88 colunas e 72 abóbadas. No interior da catedral, não deixe de observar estupendos trabalhos de Caravaggio, Ticiano, Goya e El Greco.

 

- Para quem quer conhecer mais de perto o gênio do pintor maneirista El Greco, que residiu e produziu suas obras mais importantes nesta cidade, uma grande pedida é visitar o Museu Casa de El Greco, que vale por suas obras e pela beleza do edifício renascentista, onde está instalado.

- Visitar o Mosteiro de San Juan de los Reyes, excepcional exemplo da arquitetura gótica isabelina. Lá dentro não deixe de passear pelo claustro e deslumbrar-se com o incrível "artesonado mudéjar" que cobre o teto da nave da igreja de San Antolín.

Para quem pretende visitar um conjunto mais amplo de monumentos é de todo conveniente adquirir a Pulseira Turística de Toledo que dá acesso, além do Mosteiro San Juan de los Reyes, aos seguintes locais: Real Colégio de Donzelas Nobres, Igreja dos Jesuítas, antiga mesquita do Cristo de la Luz, Santo Tomé, onde está a abra prima de El Greco “Entierro del Señor de Orgaz”; a Igreja del Salvador e la antiga sinagoga de "Santa María la Blanca". Ela pode ser adquirida em qualquer dos monumentos incluídos a preço de 10 euros. Veja detalhes, clicando aqui.

 

Para passeios descompromissados pela cidade, sugerimos:

- Maravilhar-se com as deslumbrantes "Porta Bisagra",  a entrada principal de Toledo, "Porta do Sol" e "Porta de Alcântara".

 

- Caminhar pelas ruelas do centro histórico, curtindo o comércio local. Nessas andanças, o visitante irá se deparar com uma das peculariedades locais, as lojas de armas medievais, com destaque para as espadas de Toledo.

- Andar pela Praça Zocodover, a mais importante e movimentada de Toledo,  e pela esfuziante Praça Mayor, ambas cheia de bares, doceiras e restaurantes para quem quiser dar uma paradinha na caminhada.

- Voltar no tempo e percorrer os silenciosas becos e ruas da "Juderia", antigo bairro judeu de Toledo.

 

Em termos gastronômicos não saia de Toledo sem antes:

 

- Experimentar o Mazapán, delicioso doce  característico da região, feito a base de amêndoas, encontrado em vários pontos de Toledo.

 

- Degustar as deliciosas tapas espanholas, aperitivos servidos em vários bares da cidade.

Uma última dica, embora Toledo fique apenas a 30 minutos de Madri, sendo por isso, um ótimo ponto para um bate e volta, para quem quiser visitar todos os principais monumentos do local e, ainda,  passear sem pressa pela cidade, convém fazer um pernoite em Toledo.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page