Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Tarragona
Avaliação
****
Principal Interesse
Arquitetura
De Onde Viemos
Barcelona Sants
Tempo Médio de Viagem
1 hora 4 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pau Sayrol on Unsplash

Image by Isma Llanes on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Tarragona, cidade de 800 mil habitantes situada na região da Catalunha, no nordeste da Espanha, pode ser resumida como um paraíso que abraça o mediterrâneo. Além se sua beleza natural, que por si só justificaria uma visita, Tarragona chama a si própria de "A Cidade da História", como que saudando seus 2000 anos de existência, recheados de monumentos e paisagens de tirar o fôlego
Nós chegamos a Estação de Trem de Tarragona vindos de Barcelona, estação Barcelona Sants, em uma viagem de cerca de 60 minutos, o que torna esse passeio ideal para um bate-volta sem grandes atropelos. A partir da estação ferroviária de Tarragona, é possível chegar ao centro histórico em 10 minutos, caminhando sem pressa.
Os principais pontos a serem visitados em Tarragona formam uma agradável tabelinha entre história e natureza, Com este princípio em mente, sugerimos o seguinte roteiro:
- Para conhecer a história e a formação de Tarragona, e aproveitar melhor a visita, convém começar o passeio pela Maquete de Tárraco, reconstituição primorosa da cidade no século II de nossa era, época de seu apogeu.
- Uma vez entendida a formação da cidade, é tempo de experimentá-la, começando pelo Anfiteatro Romano, classificado pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade. Este monumento, adjacente ao mar, foi erguido no século II com capacidade para receber 14 mil espectadores, que frequentavam o local para acompanhar programas que iam desde lutas de gladiadores até execuções públicas.
- Outro sítio a ser visitado, também catalogados como Patrimônio Histórico da Humanidade são o Pretori e o Circo Romano. O Pretori é o nome de uma torre cujo interior abrigava escadarias e caminhos subterrâneos que permitiam conectar a cidade baixa ao Fórum. No século XII tornou-se palácio dos dos reis da família dos "Aragão". Mais à frente, dadas suas características de local de extrema segurança, foi transformada em prisão. O Circo, por sua vez era o espaço dedicado as corridas de cavalo e bigas, com capacidade de 30 mil pessoas.
- Visitar a Catedral Basílica de Tarragona dedicada a Santa Tecla, que começou a ser construída no século XII, em estilo românico, ao qual se sobrepôs mais a frente a arquitetura gótica. A beleza da construção transformou a catedral em uma das imagens icônicas da cidade. Seu interior abriga um magnifico claustro construído entre os séculos XII e XIII que dá passagem ao Museu Diocesano, aberto em 1914, e que abriga coleções de arte religiosa das épocas medieval e moderna.
Quanto aos passeios ao ar livre que valorizam a beleza natural do local, sugerimos:
- Andar pelo Balcão Mediterrâneo e apreciar suas vistas deslumbrantes do Mediterrâneo, do porto da cidade, denominado Mare Nostrum, da praia do Milagre e do Anfiteatro Romano. Os moradores de Tarragona dizem que tocar o ferro das bem trabalhadas grades do passeio traz sorte a quem o fizer. Só de ter a oportunidade e o prazer de curtir esse local, pode-se dizer que a lenda tem algum fundo de verdade.
- Continue esse passeio caminhando pela "Rambla Nova" e por suas ruas adjacentes. Esta área, exclusiva para pedestres, concentra lojas de moda, joalherias, antiquários, cafés, bares e restaurantes, tudo distribuído por um harmônico espaço arquitetônico que respeita e valoriza o patrimônio histórico da cidade. Na parte alta, a mais antiga da cidade, onde estão as "Plazas" de la Font, del Fòrum e del Rei, podemos encontrar lojas instaladas em ruínas da cidade, além de bares, cafés e restaurantes com mesas ao ar livre que conferem ao local um charme todo especial.
Para encerrar, sugerimos dar uma volta no belíssimo Mercado Central Municipal, localizado perto da Rambla Nova em um edifício modernista onde se pode encontrar frutas, vegetais, especiarias e pratos rápidos que podem ser consumidos nas mesas espalhadas pelo local.