Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Spello
Avaliação
****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
Perugia
Tempo Médio de Viagem
28 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
A pequena Spello, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, é outro tesouro escondido na Úmbria. Para quem está hospedado em alguma cidade da região, como Perugia, Assis ou Spoleto, por exemplo, visitar Spello é uma dica de ouro. Se algum dia, comentando que esteve na Úmbria, alguém lhe perguntar se visitou Spello e você disser que não, o clima vai ficar pesado e o arrependimento tomará conta de você.
A viagem de trem a Spello a partir de Assis, dura em torno de 10 minutos, de Perugia, pouco mais de 30 e de Spoleto, em torno de 40.
Caminhar da Estação Ferroviária de Spello até a primeira porta da cidade, a Consolare, construída em 40 AC, levará pouco mais de 5 minutos. A torre e o relógio, que você verá a direita, foram levantados muito depois, durante o período de dominação romana.
Ao ultrapassar a porta, você estará ingressando em um local onde a expressão conto de fadas não será um simples jargão. Andar pelas ruelas e praças, visitar igrejas, entrar em uma botega, parar em um mirante e comer em um restaurante ao ar livre, tudo isso decorado com sacadas coloridas, vai fazendo que as interjeições de encantamento se sucedam.
Estar em Spello e andar à toa, já é um programa “per se”. Mas para dar uma leve organizada em seu passeio, recomendamos:
- Visitar a "Chiesa Santa Maria Maggiore", localizada na bela Piazza Matteotti. Ela foi construída entre os séculos XII e XIII sobre os restos de um antigo templo dedicado aos deuses Giunone e Vesta. Antes de entrar, observe na fachada da igreja, o portal românico construído no século XIII pelos escultores Binello e Ridolfo e o campanário que conserva os sinos originais dos anos 1200 e 1400. No interior, atente para os afrescos do século XVI, obra do pintor renascentista italiano Bernardino Pinturicchio. No altar-mor veja também dois afrescos de outro pintor renascentista Pietro Perugino, datados de 1512.
- Se você quiser conhecer uma das maiores celebrações eucarísticas de Spello, que costuma atrair cerca de 100 mil visitantes, planeje sua viagem para estar na cidade no nono domingo após a Páscoa, quando acontece “Le Infiorate di Spello del Corpus Domine”. Este evento, cuja primeira edição remonta a 1831, consiste na decoração das ruas do Centro Histórico com tapetes e quadros de pétalas de flores que chegam a superar 50 metros de comprimento. Mas, se gostar do tema e quiser saber um pouco de sua história, e não puder estar em Spello durante o evento, visite o “Museo delle Infiorate”, localizado na Piazza della Repubblica, aberto durante os finais de semana ao longo de todo o ano.
- Um evento que também merece ser visitado, igualmente inspirado em temas florais, é o “Finestre, Balconi e Vicoli Fioriti”, em português “Janelas, Sacadas e Becos Floridos”. Esta iniciativa, patrocinada pela prefeitura, é uma competição para escolher e premiar decorações realizadas pelos moradores de Spello. Ela é realizada durante o verão, em julho ou agosto, e também lota a cidade de turistas.
- Outra dica, refere-se a visita a um museu arqueológico. Durante o ano de 2005, uma despretensiosa escavação para construção de um estacionamento, conduziu a uma valiosa descoberta arqueológica, um acervo de mosaicos e pinturas, retratando cenas da vida da cidade entre 333 a 337 DC, período de grande esplendor para Spello. Estes objetos foram restaurados e formam hoje o museu “Villa dei Mosaici”, aberto para visita paga durante os finais de semana.
- Uma outra visita recomendada para quem vai a Spello é a Pinacoteca Cívica e Diocesana da Cidade, instalada no “Palazzo dei Canonici” Lá estão expostas obras de ourivesaria gótica e barroca, esculturas dos períodos medieval e renascentista e pinturas que cobrem o período que vai do século XIII ao XVIII.
- Para encerrar, relembramos que Spello é um local mágico para ser curtido a cada instante. Independente da visita aos locais que mencionamos acima, perder-se por becos, descobrir lojas de artesanato, restaurantes, bares, doceiras, sorveterias, cafés, casas de chá já justificam a visita. Vinhos, azeites e queijos deverão fazer parte de sua bagagem ao sair da cidade.