top of page

Cidade

Spello

Avaliação

****

Principal Interesse

Beleza Natural

De Onde Viemos

Perugia

Tempo Médio de Viagem

28 minutos

Dicas

A pequena Spello, cidade com pouco mais de 8 mil habitantes, é outro tesouro escondido na Úmbria. Para quem está hospedado em alguma cidade da região, como Perugia, Assis ou Spoleto, por exemplo, visitar Spello é uma dica de ouro. Se algum dia, comentando que esteve na Úmbria, alguém lhe perguntar se visitou Spello e você disser que não, o clima vai ficar pesado e o arrependimento tomará conta de você.

A viagem de trem a Spello a partir de Assis, dura em torno de 10 minutos, de Perugia, pouco mais de 30 e de Spoleto, em torno de 40.

Caminhar da Estação Ferroviária de Spello até a primeira porta da cidade, a Consolare, construída em 40 AC, levará pouco mais de 5 minutos. A torre e o relógio, que você verá a direita, foram levantados muito depois, durante o período de dominação romana.

Ao ultrapassar a porta, você estará ingressando em um local onde a expressão conto de fadas não será um simples jargão. Andar pelas ruelas e praças, visitar igrejas, entrar em uma botega, parar em um mirante e comer em um restaurante ao ar livre, tudo isso decorado com sacadas coloridas, vai fazendo que as interjeições de encantamento se sucedam.

Estar em Spello e andar à toa, já é um programa “per se”. Mas para dar uma leve organizada em seu passeio, recomendamos:

- Visitar a "Chiesa Santa Maria Maggiore", localizada na bela Piazza Matteotti. Ela foi construída entre os séculos XII e XIII sobre os restos de um antigo templo dedicado aos deuses Giunone e Vesta.  Antes de entrar, observe na fachada da igreja, o portal românico construído no século XIII pelos escultores Binello e Ridolfo e o campanário que conserva os sinos originais dos anos 1200 e 1400. No interior, atente para os afrescos do século XVI, obra do pintor renascentista italiano Bernardino Pinturicchio. No altar-mor veja também dois afrescos de outro pintor renascentista Pietro Perugino, datados de 1512.

- Se você quiser conhecer uma das maiores celebrações eucarísticas de Spello, que costuma atrair cerca de 100 mil visitantes, planeje sua viagem para estar na cidade no nono domingo após a Páscoa, quando acontece “Le Infiorate di Spello del Corpus Domine”. Este evento, cuja primeira edição remonta a 1831, consiste na decoração das ruas do Centro Histórico com tapetes e quadros de pétalas de flores que chegam a superar 50 metros de comprimento. Mas, se gostar do tema e quiser saber um pouco de sua história, e não puder estar em Spello durante o evento, visite o “Museo delle Infiorate”, localizado na Piazza della Repubblica, aberto durante os finais de semana ao longo de todo o ano.

- Um evento que também merece ser visitado, igualmente inspirado em temas florais, é o “Finestre, Balconi e Vicoli Fioriti”, em português “Janelas, Sacadas e Becos Floridos”. Esta iniciativa, patrocinada pela prefeitura, é uma competição para escolher e premiar decorações realizadas pelos moradores de Spello. Ela é realizada durante o verão, em julho ou agosto, e também lota a cidade de turistas.

 

- Outra dica, refere-se a visita a um museu arqueológico. Durante o ano de 2005, uma despretensiosa escavação para construção de um estacionamento, conduziu a uma valiosa descoberta arqueológica, um acervo de mosaicos e pinturas, retratando cenas da vida da cidade entre 333 a 337 DC, período de grande esplendor para Spello. Estes objetos foram restaurados e formam hoje o museu “Villa dei Mosaici”, aberto para visita paga durante os finais de semana.

- Uma outra visita recomendada para quem vai a Spello é a Pinacoteca Cívica e Diocesana da Cidade, instalada no “Palazzo dei Canonici” Lá estão expostas obras de ourivesaria gótica e barroca, esculturas dos períodos medieval e renascentista e pinturas que cobrem o período  que vai do século XIII ao XVIII.

- Para encerrar, relembramos que Spello é um local mágico para ser curtido a cada instante. Independente da visita aos locais que mencionamos acima, perder-se por becos, descobrir lojas de artesanato, restaurantes, bares, doceiras, sorveterias, cafés, casas de chá já justificam a visita. Vinhos, azeites e queijos deverão fazer parte de sua bagagem ao sair da cidade.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page