top of page

Cidade

Porto

Avaliação

*****

Principal Interesse

Arquitetura e Cultura

De Onde Viemos

Coimbra B

Tempo Médio de Viagem

1 hora 6 minutos

Dicas

O Porto é uma cidade que não pode de maneira alguma ficar de fora quando se planeja uma visita a Portugal. Nenhuma outra cidade lusitana agrega cultura, beleza e animação em doses tão marcantes como ela. É chegar e se apaixonar.

Os primeiros assentamentos da exuberante cidade do Porto atual foram feitos pelos celtas, mas foi apenas durante a ocupação romana, em torno do século II a.c., que ela começou a ganhar importância estratégica, época em que atendia pelo nome de Portus Cale. Embora a ocupação da região seja milenar, a estruturação como cidade teve início apenas em 1123, durante o período da reconquista cristã. Esse marco é considerado o início da organização administrativa da cidade, tal como a conhecemos hoje.

Sua população gira, hoje em dia, em torno dos 250 mil habitantes. Se considerarmos, no entanto, toda a área metropolitana, esse número sobe para algo como 1,7 milhão de pessoas.

Como chegar ao Porto de trem

O Porto pode ser facilmente acessado de trem.

Para quem está em Lisboa, que dista cerca de 274 km do Porto, o embarque se dá nas estações Oriente ou Santa Apolónia. O tempo de viagem com o trem Alfa Pendular, de alta velocidade, é de cerca de 3 horas.  A disponibilidade de “comboios” é farta, com uma média de 28 partidas diárias com intervalos oscilando entre 30 a 60 minutos.

No nosso caso, que saímos de Coimbra, situada a cerca de 115 km do Porto, o embarque se dá pela estação Coimbra-B e o tempo médio de viagem, a depender do tipo de trem, fica entre 55 minutos e 1h20.

Quer a saída seja de Lisboa ou Coimbra, o desembarque no Porto ocorrerá na estação Campanhã

Distância ao Centro

Campanhã não está próxima ao centro turístico do Porto. Uma caminhada até lá toma algo como 50 minutos, andando com calma. A melhor alternativa para economizar tempo é usar a linha de metrô existente na própria estação, descendo na parada Trindade. Essa viagem leva aproximadamente 8 minutos. Quando da nossa visita, o bilhete custava entre €1 e €2.

Principais atrações

O Porto apresenta um incontável número de atrações. Resumimos aqui algumas delas, sem a pretensão de esgotá-las. Para cobri-las com a calma recomendada, sugerimos no mínimo três pernoites na cidade.

Vamos a elas:

- Cruzar a Ponte Dom Luís I, símbolo da cidade, para obter uma vista de tirar o fôlego do rio Douro e da Ribeira. Preparem máquinas fotográficas, filmadoras e/ou celulares que cenas a serem imortalizadas não faltarão.

- Passear pelo agitado bairro da Ribeira do Porto que se espraia à beira do Douro e pelas ruelas vizinhas. Ao longo do passeio, faça paradas em algum dos cafés, restaurantes e lojinhas que lhe chamarem mais atenção.

- Fazer um passeio de barco pelas seis pontes do rio Douro, admirando a paisagem e a arquitetura das pontes.

- Cruzar a ponte e visitar as caves espalhadas na orla da cidade vizinha de Vila Nova de Gaia, degustando o mundialmente famoso vinho do Porto. Para mais detalhes veja as dicas de Vila Nova de Gaia

- Visitar a Catedral da Sé do Porto, uma das construções mais antigas que além do aspecto religioso em si, irá propiciar uma vista incrível da cidade.

- Ir à estação de trem de São Bento para conferir a famosa coletânea de azulejos que retratam cenas da história portuguesa.

- Andar pela Praça da Liberdade e pela Avenida dos Aliados localizadas no centro da cidade conferindo o belo conjunto arquitetônico que se apresentará.

- Encarar os 240 degraus necessários para chegar até a Torre dos Clérigos, esforço que irá brindar o visitante com uma vista inesquecível. Se a subida ocorrer no fim da tarde o pôr do sol irá ajudar a compor o cenário.

- Embora sua associação com Harry Potter, tenha tornado o ponto um local de turismo algo “nonsense”, sempre vale a pena visitar a livraria Lello e Irmão, pela sua beleza e valor cultural.

Dicas Matadoras Finais

Caminhando pelo Porto e conversando com seus moradores, será impossível ao visitante passar ao largo da “francesinha”, sanduba inspirado no “croque-monsieur” francês criado nos anos 50, por Daniel David Silva, um português que viveu na França por algum tempo. Ele decidiu adaptar a receita ao paladar português, tornando-a mais encorpada e apimentada. Essa iguaria é facilmente encontrada em diversos bares da cidade, mas sugerimos degusta-la no esplendoroso Majestic Café que dizem ter sido sua primeira morada.

 Outra experiência marcante para quem visita o Porto é conhecer o Bolhão, mercado fundado em 1839 com o objetivo de centralizar o comércio da cidade. O edifício atual, erguido em 1914, foi projetado por António Correia da Silva com arquitetura neoclássica. Após décadas de uso e desgaste, ele acabou sendo desativado. Para nossa sorte, no entanto, ele foi inteiramente renovado no início do século, sendo reaberto em setembro de 2022, mantendo seus traços arquitetônicos originais. Desde então, ele já recebeu mais de 7 milhões de visitantes.

Dentro dele são encontradas diversas bancas de frutas, legumes, peixes, carnes e flores; lojas de artesanato, tecidos e perfumarias e, como não poderiam faltar, restaurantes e cafés com pratos típicos portugueses.

Esse símbolo da história do Porto, considerado Patrimônio Municipal e Monumento de Interesse Público, fica na rua Formosa, na Baixa do Porto, próximo a estação Bolhão do metrô.  Ele está aberto de segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Localize no mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page