Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
San Sebastian
Avaliação
****
Principal Interesse
Beleza Natural e Arquitetura
De Onde Viemos
Pamplona
Tempo Médio de Viagem
1 hora 46 minutos

Image by Ultrash Ricco on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem

Image by Raul Cacho on Unsplash

Image by Ultrash Ricco on Unsplash
Dicas
San Sebastian, Donóstia no idioma basco, uma belíssima cidade com pouco menos de 190 mil habitantes, é um grande destino turístico espanhol e europeu, mas ainda pouco visitada por brasileiros.
Situada ao norte da Espanha, na fronteira com a França, San Sebastian, é uma das três capitais que integram a região chamada de Pais Basco. As outras duas são Bilbao e Vitória.
Nós chegamos a cidade a partir de Pamplona, em uma viagem de uma hora e 46 minutos. Uma vez em San Sebastian, uma caminhada da Estação de Trem até o centro histórico levará pouco menos de 30 minutos.
Os principais pontos turísticos de San Sebastian podem ser conhecidos a pé, de preferência, bem vagarosamente, para curtir com calma o clima mágico da cidade.
As dicas, a seguir, cobrem os principais locais turísticos da cidade, sem a pretensão, como fazemos sempre questão de frisar, de esgotá-los.
Recomendamos:
- Andar à toa pelas ruelas, a maioria delas exclusivas para pedestres, da "Parte Vieja", o centro histórico da cidade, curtindo sua arquitetura, monumentos históricos, lojas e bares, onde é possível degustar a mais popular marca gastronômica de San Sebastian: os deliciosos "pintxos", pequenas porções de comida, servidas no balcão.
- A partir da Parte Vieja, um programão é subir o Monte Urgull, passear por seu parque e, lá no topo, visitar o Castillo de la Mota, fortaleza datada do século XII, de onde é possível desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade.
- Além da beleza de seus monumentos históricos, San Sebastian destaca-se também por suas praias, a principal delas a Praia de La Concha, local ideal para uma prazerosa caminhada sobre a areia.
- Ao cabo da Praia de La Concha, encontra-se o Monte Igeldo que pode ser acessado de funicular. No seu topo, é possível admirar outra sensacional vista da cidade.
- Outra dica é visitar o Peine del Viento, Pente do Vento, três estruturas de aço encravadas na rocha criadas pelo artista basco Eduardo Chillida. Tem esse nome por criar a ilusão de parecer estar penteando o mar nos dias, muito comuns aliás, em que ele está muito bravio.
- No campo dos monumentos religiosos, a principal recomendação é visitar a Catedral de Bom Pastor, construção em estilo neogótico, inaugurada em 1897.
- Embora não esteja entre as atrações top da Europa, o Aquário de San Sebastian não deixa de ser um bom programa, principalmente para que estiver visitando a cidade com crianças.
Mais duas dicas, estas melhor apreciadas quando a cidade se ilumina.
- Observar o deslumbrante pôr do sol andando sem pressa pelo Paseo Nuevo, caminho que contorna o Monte Urgull
- Visitar o Centro de Congressos, Kursaal, obra inaugurada em 1999, composta por dois conjuntos de cubos de vidro, projetada pelo aclamado arquiteto espanhol Rafael Moneo. A obra torna-se mais bela no período noturno quando toda sua estrutura se ilumina. O local abriga exposições, concertos e outros eventos temporários. O Kursaal dispõe ainda de bares e restaurantes e um terraço com linda vista para o mar e para a foz do Rio Urumea.
Por fim, quem andou o dia todo, merece saborear sem culpa o "Goxua" doce típico da região feito a base de creme de leite e pão-de-ló