Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Azenhas do Mar
Avaliação
****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
Lisboa Oriente
Tempo Médio de Viagem
1 hora 08 minutos incluindo o transbordo

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Luismi Sánchez on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Azenhas do Mar é uma cinematográfica aldeia de pouco mais de 400 habitantes, localizada na freguesia de Colares, da cidade de Sintra. A palavra que dá nome ao pedaço significa moinhos d'água.
Apesar de não ter um serviço de trem às suas portas é muito fácil visitá-la a partir de Lisboa ou Sintra, combinando trem e ônibus.
Para quem está em Lisboa, como foi o nosso caso, é necessário tomar o trem na estação Oriente com destino a Sintra e descer na estação Portela de Sintra, a penúltima antes do fim do percurso. Daí saem os ônibus números 440 ou 441 para Azenhas do Mar. Os bilhetes podem ser comprados dentro do ônibus com o próprio motorista. O percurso até Portela de Sintra dura 47 minutos e a viagem de ônibus cerca de 21 minutos.
Já para que sai da estação central de Sintra, o deslocamento até Portela de Sintra dura pouco mais de 1 minuto. Em lá chegando, siga os mesmos passos descritos na opção a partir de Lisboa.
A visita a Azenhas do Mar justifica-se pela paisagem de tirar o fôlego. Em 2017, o local foi finalista do projeto 7 maravilhas de Portugal, na categoria aldeias. Confira aqui.
O passeio envolve basicamente os seguintes focos de interesse:
- Subir até o Mirante e apreciar a paisagem deste pedacinho da Grécia encravado em Portugal, fotografando e filmando tudo que seu equipamento permitir. Se sua visita for a tarde e o tempo favorecer, curta o estupendo por do sol. Desde 2019, a subida ao local só pode ser feita a pé ou de bicicleta. Se for de carro, você deve deixá-lo no Estacionamento, na rua Dr. Antonio Brandão de Vasconcelos, ao pé da aldeia.
- Admirar as casinhas brancas que se espalham pelo penhasco conferindo ao pedaço um que de presépio.
- Se o dia estiver quente, banhar-se na piscina natural encravada na rocha.
O local, quando da nossa visita, possuia 2 restaurantes, Água e Sal e Azenhas do Mar, este segundo encravado na montanha com vistas abertas para o Atlântico.
Encerramos essas dicas, reproduzindo as palavras de José Saramago em sua obra Viagem a Portugal, que obtivemos consultando o site Sapo Viagens.
"Todos os caminhos vão dar a Sintra. O viajante já escolheu o seu. Dará a volta por Azenhas do Mar e Praia das Maçãs, espreitará primeiro as casas que descem a arriba em cascata, depois o areal batido pelas ondas do largo".