Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Dordrecht
Avaliação
***
Principal Interesse
Arquitetura e Beleza Natural
De Onde Viemos
Roterdam Centraal
Tempo Médio de Viagem
15 minutos

Image by Aron Marinelli on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Aron Marinelli on Unsplash
Dicas
A simpática Dordrecht, núcleo fundado em 1008, tornou-se cidade em 1220, o que lhe confere o status de ser a mais antiga da Holanda. Ela está localizada na região da Holanda do Sul e conta hoje com aproximadamente 120 mil habitantes.
Embora pouco visitada pelos brasileiros que vão até a Holanda, Dordrecht é uma ótima opção de viagem de trem do tipo bate e volta, quer por sua beleza natural, como pela riqueza de seus monumentos. Quem a visitar irá gostar.
Uma viagem de trem a Dordrecht, a partir da da Estação Central de Amsterdã, durará cerca de 1 hora. Da Estação Central de Roterdã, de onde embarcamos, o percurso é cumprido em apenas 15 minutos.
Uma caminhada da Estação de Trem da cidade até o Centro Histórico, pela Johann de Wittstraat, levará pouco mais de 10 minutos.
Os principais pontos a serem visitados em Dordrecht, por nós sugeridos são:
- Visitar o marco visual da cidade, o Mosteiro Medieval de Dordrecht, a Grote Kerk, igreja levantada em um sítio outrora ocupado por um capela medieval, que foi sendo ampliada ao longo dos tempos, até adotar sua forma atual no final do século XV. Em sua estupenda parte interna, com predominância do estilo gótico tardio, destacam-se o púlpito, o órgão, as capelas e os vitrais. Uma curiosidade, a torre da igreja, originalmente projetada para ter 108 metros de altura, teve que ser interrompida ao atingir 65 metros dadas as condições desfavoráveis do solo. Ela encontra-se, hoje em dia, quase 2 metros fora de seu eixo, mais inclinada do que a mundialmente conhecida Torre de Pisa.
Mas não tenha medo da inclinação. Suba os 275 degraus até o alto da torre para conferir as fantásticas vistas de toda a região.
- Caminhar vagarosamente pela cidade, cercada por três rios, Merwede, Noord e Oude Maas, cruzando suas belíssimas pontes e canais. O centro histórico da cidade de Dordrecht abriga cerca de 1.000 monumentos históricos. São residências, prédios com fachadas típicas, igrejas e outros edifícios de interesse arquitetônico. Muitos deles são usados como restaurantes, museus e teatros, preservando-se sua estrutura.
- Se a intenção for almoçar ou fazer um lanche, sempre acompanhados de uma boa cerveja nacional, passeie pelas belas praças Grote Markt, Scheffersplein, Statenplein e Groothoofd.
- Se quiser realizar compras ou simplesmente admirar vitrines elegantes, caminhe pela Voorstraat.
- Para conhecer os meandros da cidade e as áreas de renovação portuária, sob a perspectiva de uma viagem de barco, Dordrecht oferece um passeio partindo da Ponte Wijnbrug, operando de abril a outubro. Detalhes podem ser obtidos no Ofícina de Turismo.
- Visitar o Museu de Dordrecht, também conhecido como museu das pinturas. Seu acervo permanente abriga obras de artistas flamengos do século XVI até os dias de hoje.
- Conhecer o Huis Van Gijn, a antiga residência do banqueiro e colecionador Simon van Gijn. A visita aos impecavelmente preservados salões da casa mostra como era o dia a dia de uma família abastada no início do século XX.
- Entrar no Het Hof, museu onde estão expostos documentos da primeira assembleia dos estados independentes que passam a compor a Holanda em 1572. No local há ilustrações que mostram os momentos mais significativos da história da formação holandesa.