Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Haia
Avaliação
****
Principal Interesse
História
De Onde Viemos
Amsterdam Centraal
Tempo Médio de Viagem
48 minutos

Image by ruddy On Unsplash

Image by Nicole Baster on Unsplash

Image by Veronika Syniavska On Unsplash

Image by ruddy On Unsplash
Dicas
A Holanda, um país territorialmente pequeno, dotado de boa rede hoteleira e coberto por uma densa e confiável malha ferroviária, é um autêntico paraíso para os amantes desse modo de transporte. A maioria de suas encantadoras cidades pode ser alcançada de trem em viagens bastante curtas.
Haia, Den Haag em holandês, destino que estamos abordando agora, encaixa-se perfeitamente nesse perfil. É uma cidade lindíssima, com cerca de 500 mil habitantes, situada no oeste do País, encostada no mar do norte.
Embora Amsterdam seja a capital do país, Haia é, a mais de 400 anos, a sede de governo. Lá estão os ministérios, o parlamento, a suprema corte, as embaixadas e a casa da família real.
Uma viagem de trem a partir de Amsterdã é feita em cerca de 48 minutos e, de Roterdã, em meros 19 minutos. Saindo da Estação de Trem de Haia, uma caminhada de 10 minutos nos leva ao Centro da cidade.
Os principais atrativos da cidade são seus museus e locais para passeio, sobre os quais falaremos ao longo das dicas.
Começando pelos museus:
- A visita ao Museu Maurício é um programa indispensável para quem vai a Haia. O museu leva esse nome em homenagem ao nobre alemão, Maurício de Nassau, mais conhecido entre os brasileiros por sua passagem como governador geral da colônia holandesa no Brasil, entre 1636 e 1637.
Ele possui um riquíssimo acervo com cerca de 850 obras, mais de duzentas delas produzidas por mestres holandeses e flamengos mundialmente consagrados como Rembrandt, Vermeer, Jan Steen e Frans Hals.
As duas mais valiosas e fascinantes obras expostas neste museu são: “A Moça com Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer e A Lição de Anatomia do Dr. Tulp, de Rembrandt Van Rijn.
Ao assumir o cargo de governador geral no Brasil, Maurício de Nassau levou com ele diversos artistas que tinham como função registrar a nova e exótica terra tropical. Um deles, o pintor Frans Post, tem 3 obras retratando paisagens brasileiras expostas neste museu.
Alguns museus existentes por esse mundo afora, dentre os quais está o Maurício, além da beleza das obras neles expostas localizam-se em sítios particularmente bonitos. Por isso, antes de sair não deixe de curtir a vista do lago Hofvijver, a beira do qual ele se assenta.
- Outro museu que merece ser visitado é o Panorama Mesdag que apresenta cerca de uma centena de obras produzidas por Hendrik Willem Mesdag um dos mais célebres pintores da escola de Haia.
Mas a ida ao museu tem como principal motivação a impressionante obra “Panorama of Scheveningen”, uma pintura cilíndrica com mais de 14 metros de altura e 120 metros de circunferência retratando a vila de pescadores de Scheveningen, tal como era em 1881. Dentro dela o visitante tem a impressão de que a praia, as dunas e os barcos retratados são reais. Isto tudo feito no final do século XIX sem nenhuma das tecnologias de realidade virtual hoje disponíveis.
- Ainda no campo dos museus, outro que merece uma visita, principalmente para famílias com crianças, é o Madurodam. Um parque que reproduz toda a Holanda em uma irrepreensível miniatura. Mas, mais do que um retrato em pequena dimensão do País, o visitante fará uma viagem interativa por parques, moinhos, palácios reais, canais e outros pontos de interesse, sempre com explicações e curiosidades sobre cada um desses pontos de interesse. Uma aula muito caprichada sobre a história da Holanda.
Em relação aos passeios por Haia, recomendamos:
- Conhecer a Praça Binnenhof localizada no centro da cidade, na borda do lago Hofvijver. Ela abriga um conjunto de prédios construídos durante o século XIII, onde funcionam a sede do parlamento holandês e os principais escritórios governamentais, incluindo o local de trabalho do primeiro-ministro holandês.
O local tem um centro de acolhimento ao visitante que organiza visitas guiadas aos principais pontos de interesse da região.
- Andar pela rua Noordeinde, onde se localiza um dos quatro palácios da família real holandesa. O palácio só é visitável durante o verão. Nos meses frios é possível caminhar apenas pelos seus amplos jardins. Mas não se chateie se o Palácio estiver fechado, pois a Noordeinde é a mais charmosa rua de Haia, repleta de restaurantes, bares, cafés, lojas de moda, livrarias e galerias. Local ideal para passear sem pressa e curtir uma comidinha.
- O Palácio da Paz, inaugurado em 1913, tornou-se desde então uma referência global em questões referentes a paz e a justiça. Ele abriga o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, o Tribunal Permanente de Arbitragem e a Academia de Direito Internacional de Haia. O Palácio possui, ainda uma das mais importantes bibliotecas sobre direito, cujas obras são consultadas por advogados, estudantes e pesquisadores de todas as partes do mundo.
Independente da necessidade ou interesse profissional, o Palácio da Paz, pela sua beleza e significado é um ponto de parada para todos ao que se deslocam a Haia. A visita ao interior do palácio pode ser feita em alguns fins de semana, durante todo o ano, e em algumas semanas, durante o verão, sempre por meio de visitas guiadas. Caso na data de sua visita não for possível adentrar o Palácio, há um prêmio de consolação, o Centro de Acolhimento ao Visitante, que funciona ao longo de todo o ano, fornece um tour audiovisual, inclusive em português, mostrando a trajetória que levou à construção e consolidação deste monumento a paz.
- Scheveningen a mais importante e badalada praia da Holanda encontra-se em Haia. Obviamente quando se fala de praia para a comunidade lusófona em geral, e para os brasileiros em particular, não recomendaríamos a ninguém viajar a Haia para se banhar nas águas nada convidativas do mar do norte.
Porém, se você já estiver em Haia no verão, ou em um improvável dia ensolarado, não deixe de ir a Scheveningen para andar a pé ou de bike pela vizinhança e pelo calçadão que acompanha a orla cheia de bares, restaurantes, hotéis e lojinhas. É um passeio muito agradável. Um bom momento para curtir uma cerveja nacional e o pescado do dia.
Para chegar à praia, tome o Tram que passa na frente do Palácio da Paz e 15 minutos depois, por um caminho muito bonito, você estará lá.