Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Salisbury
Avaliação
***
Principal Interesse
Arquitetura e Cultura
De Onde Viemos
Bath
Tempo Médio de Viagem
56 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Inja Pavlić on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Salisbury, cidade com cerca de 45 mil habitantes, localizada no condado de Wiltshire ao sudoeste de Londres, é mais um pequeno, charmoso e bem preservado destino inglês que pode ser tranquilamente visitado a partir da capital. A viagem de trem a Salisbury, saindo da Waterloo Station, dura em torno de uma hora e meia.
O passeio a Salisbury pode concentrar-se somente na cidade, que tem como marca o fato de ser cortada por cinco rios, dentre eles o icônico Avon, ou envolver uma ida à mítica Stonehenge. O ponto de ônibus para quem quiser visitá-la, localiza-se na mesma praça da Estação de Trem, com saídas de meia em meia hora, na alta temporada, e de hora em hora no inverno. A viagem, passando por lugares muito bonitos dura em torno de 25 minutos.
Nossas sugestões de passeio para quem se desloca até Salisbury são:
- Visita a imponente Catedral Anglicana de Salisbury, construída entre 1220 e 1258. Ela possui estilo arquitetônico gótico e ostenta uma torre de 123 metros de altura, a maior de todo o Reino Unido, cujo cume pode ser visitado após uma escalada de 332 degraus. A belíssima vista da cidade, observada lá do alto, compensa o esforço.
Dentro da igreja, mais precisamente em sua nave, encontram-se diversos túmulos de nobres lá sepultados. O interior da catedral abriga, ainda, a Sala do Capítulo, local que era destinado a reunião dos monges e cônegos com os seus superiores, abades e priores, para discutir assuntos referentes a administração da igreja, bem como regras e procedimentos da ordem religiosa. Nesta sala, encontra-se uma das quatro cópias, as mais bem preservada delas, de um documento de inestimável valor histórico, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a “Magna Carta”, assinada em 1215 pelo Rei João da Inglaterra. Esse documento estabeleceu os limites para a atuação dos monarcas britânicos e serviu de inspiração para a “Declaração Universal dos Direitos do Homem” que, por sua vez, balizou a Constituição de diversas nações democráticas.
A catedral de Salisbury possui também o mais antigo relógio mecânico do mundo, construído em torno de 1386, ainda em funcionamento.
Ao terminar sua visita pelo interior da Catedral, não deixe de passear pelo seu jardim de 32 hectares, a mais extensa área ocupada dentre todas as catedrais britânicas.
Para completar o clima mágico, quem estiver em Salisbury durante o mês de dezembro, poderá visitar uma simpática feira de natal montada na praça onde está a Catedral
- Indo ou não a Stonehenge, quem for a Salisbury deverá, sem dúvida, curtir o preservadíssimo Centro Histórico da Cidade, que pode ser alcançado em uma tranquila caminhada de 10 minutos a partir da Estação de Trem.
Nesse prazeroso passeio, você irá conhecer encantadoras casas de madeira em estilo enxaimel, lojas típicas, mercados centenários e também o moderno shopping center da cidade.
Se tiver tempo, aproveite para comer alguma coisa nos diversos restaurantes, cafés, pubs, casas de chá e doceiras de Salisbury.
- Como mencionamos antes, a partir de Salisbury é muito fácil conhecer a misteriosa Stonehenge, sítio catalogado, desde 1986, como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O local abriga um conjunto de pedras gigantescas, com até cinco metros de altura, dispostas em círculos concêntricos, que nos remete às eras Neolítica e do Bronze, segundo os mais recentes estudos arqueológicos.
Quem se dispuser a estudar em profundidade esse monumento encontrará, no entanto, histórias estranhas e bizarras que falam de vida em outros planetas, abdução, sacrifício de vidas humanas, que são alimentadas pela ausência de respostas assertivas sobre quem as construiu, quando e por que.
De certo mesmo, só existe uma coisa. Quem visitar o local sairá boquiaberto com a beleza e complexidade da obra, e provavelmente com mais uma teoria esquisita sobre a origem de Stonehenge.
O local dispõe de um moderno Centro de Acolhimento, onde podem ser comprados os ingressos para a visita, que conta ainda com restaurante, banheiros, loja temática e painéis sobre a história do local. A visitação dura aproximadamente 40 minutos.