top of page

Cidade

Cardiff

Avaliação

***

Principal Interesse

História e Renovação Urbana

De Onde Viemos

Bath

Tempo Médio de Viagem

1 hora 12 minutos

Dicas

Cardiff, capital do País de Gales, é uma visita altamente recomendada para quem está em Bath. A viagem dura um pouco mais de uma hora, o que a torna perfeita para um bate e volta. Para quem está em Londres, o deslocamento, a partir da estação de Paddington, é de quase 2 horas. Também cabe em um bate e volta.

Cardiff é uma simpática cidade que conta com pouco menos de 400 mil habitantes. As principais atrações que destacamos na sequência podem ser alcançadas em curtos deslocamentos a pé, com exceção do “Mermaid Quay”, situado mais ao sul, cuja caminhada a partir do centro levará pouco mais de 30 minutos. Embora o idioma oficial do país seja o galês, toda comunicação visual da cidade é também apresentada em inglês.

A Estação Ferroviária de Cardiff já é uma atração em si e merece ser observada com atenção. Os  destaques ficam para sua fachada e seu elegante hall construído em 1930, todo em pedras de Portland, com luminárias em estilo "art deco".

Saindo da estação, uma caminhada de aproximadamente 10 minutos nos leva ao imponente Castelo de Cardiff, localizado bem no centro da cidade e que também abriga, em uma de suas torres, Black Tower, a Oficina de Turismo do local. Ele encontra-se em um sítio outrora ocupado por uma fortaleza romana que, em sua primeira versão, acredita-se tenha sido levantada no ano 55 D.C. Após a retirada dos romanos, por volta de 400 D.C, pouco se sabe sobre a ocupação do local. Apenas no século XI, com a invasão normanda, um novo castelo foi levantado. Ao longo dos séculos, diversas famílias nobres foram ocupando e remodelando o castelo. Em 1947, ele foi doado à municipalidade de Cardiff, pela família Bute, responsável pela modernização da cidade e sua transformação em um dos maiores portos exportadores de carvão do mundo. Nessa época, o castelo ganha uma nova torre, a do Relógio, e o estilo neogótico que observamos nos dias atuais. A visita paga ao Castelo permite conhecer os vestígios dos muros romanos, jardins, apartamentos, biblioteca, a Torre do Relógio e subir os 50 degraus da Torre Normanda. Não hesite em visitar.

Depois dessa visita, outra dica é caminhar e curtir o visual do lindíssimo Bute Park, localizado ao lado do castelo, às margens do rio Taff. Esta área pode ser visitada gratuitamente.

Após o passeio, vá ao vibrante Cardiff Market, que funciona desde 1891, instalado em um prédio estilo vitoriano de dois andares. Lá, você encontrará bares, cafés e restaurantes servindo pratos, doces e outras iguarias típicas da gastronomia galesa. Como sugestão, aproveite para conferir o “Welsh Cake”, um delicioso biscoito com uvas passas.

O Calçadão da Queen Street é outra opção bem agradável para quem quiser fazer compras, se alimentar ou

simplesmente caminhar e olhar as vitrines, seja na própria rua ou dentro de algum shopping center.

Um outro passeio imperdível para quem está em Cardiff é o “Mermaid Quay”, Caís da Sereia em português, local inaugurado em 1999, produto de uma completa revitalização da área portuária, que deu origem a um moderno centro comercial de 14 mil m². Para quem for pernoitar em Cardiff, uma ótima dica é fazer um happy-hour em algum barzinho desse local, ou jantar em dos restaurantes à beira-mar ali existentes.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page