Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
La Spezia
Avaliação
***
Principal Interesse
Localização para Cinque Terre
De Onde Viemos
Firenze SMN
Tempo Médio de Viagem
2 horas 27 minutos

Image by Dominik Dancs on Unsplash

Image by David Plugge on Unsplash

Image by Carlo G

Image by Dominik Dancs on Unsplash
Dicas
La Spezia é uma cidade portuária com pouco menos de 100 mil habitantes, situada na região da Ligúria. Sua maior credencial é a localização. Não podendo competir em beleza e esplendor com as Cinque Terre, La Spezia é uma ótima base para quem viaja de trem. Vejamos por que:
- Dispõe de uma estação ferroviária servida por trens de alta velocidade, em horários bem distribuídos ao longo do dia, que permitem deslocamentos rápidos para os principais destinos italianos. É possível chegar em Roma, por exemplo, em menos de 4 horas e em Milão em pouco mais de 3. Ambas, sem necessidade de conexão. Em relação as Cinque Terre, os trens de La Spezia são imbatíveis. Em pouquíssimo tempo e com muitos horários disponíveis é possível chegar a Riomaggiore, 7 minutos; Manarola, 10 minutos; Corniglia, 16 minutos; Monterosso, 20 minutos e Vernazza, 23 minutos. O mesmo perfil vale para o retorno.
- A Estação de Trem encontra-se a cerca de cinco minutos a pé, por caminhos planos e seguros, do Centro Histórico da Cidade, onde está localizada a maioria dos hotéis. Para atingir o Terminal de Cruzeiros onde saem os barcos para Portofino e Porto Venere, locais não atendidos por trem, leva-se, caminhando, cerca de 25 minutos.
- Possui uma boa e crescente rede hoteleira, com diárias mais em conta do que nas Terre.
- Tem razoável disponibilidade de serviços tais como supermercados, ATMs, farmácias, etc.
Em relação as suas atrações, La Spezia, embora limitada, não decepciona:
- Uma caminhada pela animada Via del Prione, calçadão que liga o centro ao porto, é um programa bem agradável. Aí você encontrará diversos restaurantes, cafés, sorveterias, doceiras e lojas típicas. Comer uma pizza, ao voltar das Terre pode ser uma boa alternativa para quem não quis ou não teve tempo para comer por lá.
- O trabalho do escultor francês Daniel Buren, situado ali perto, na Piazza Verdi, é outro ponto que merece ser conferido. Trata-se de um conjunto de arcos espelhados e coloridos erguidos na praça, como parte de um polêmico programa municipal de renovação urbana, que dividiu a opinião dos moradores da cidade.
- Outro passeio bem simpático é percorrer a ajardinada e bem cuidada Orla Marítima da cidade, apreciando os barcos e navios ali atracados. Para os apreciadores, no encontro da Via del Prione com a orla, existem alguns restaurantes especializados em frutos do mar.