top of page

Cidade

Utrecht

Avaliação

****

Principal Interesse

Arquitetura e Cultura

De Onde Viemos

Amsterdam Centraal

Tempo Médio de Viagem

26 minutos

Dicas

A agitada Utrecht, cidade universitária com cerca de 340 mil habitantes, localizada na região central da Holanda, é mais um local cheio de charme que pode ser visitado de trem com muita comodidade. A partir da Estação Central de Amsterdã, trajeto feito por nós, chega-se a Utrecht em 26 minutos. Para quem estiver em Roterdã, o tempo de viagem será de 37 minutos. Da Estação Central de Trem de Utrecht até o Centro Histórico, que acumula a maioria dos passeios recomendados da cidade, gasta-se pouco mais de 10 minutos a pé.

A origem de Utrecht, uma das mais antigas cidades holandesas está associada a construção, no ano de 47, de uma fortificação romana no local onde hoje situa-se a Praça da Catedral. Considerada até o século XVII, como capital cultural do país, Utrecht abriga atualmente uma universidade, apontada por diversos rankings especializados como a melhor da Holanda. Esta posição é reforçada pelo fato de ter acolhido, em seus bancos, 10 prêmios Nobel, a maioria, nas áreas de física e química.

Essa riqueza histórica e cultural somada a beleza de seus canais pode ser sentida na pele por todos aqueles que visitam Utrecht.

Os principais pontos de interesse da cidade por nós recomendados são:

- Visitar a Dom Toren, Torre da Catedral. Seus 112 metros de altura tornaram-na a mais alta da Holanda. A catedral e a torre,estavam conectadas por um arco, foram sendo construídas ao longo do século XIV. Em 1674 um tornado dizimou essa ligação que nunca mais foi restabelecida. Para chegar ao seu topo e descortinar uma sensacional vista da cidade é necessário se integrar a uma visita guiada e subir, a pé, os seus 465 degraus. Ao longo da subida há algumas paradas que nos permitem recuperar o fôlego e conhecer melhor a história dos seus salões, com destaque para aquele que abriga um carrilhão com 50 sinos.

- Entrar na Catedral Católica de São Martin, Sint-Maartenskerk, construção em estilo gótico francês, na qual se destacam a nave de 32 metros de altura, os túmulos, os vitrais e os jardins. Uma curiosidade que chamará a atenção dos que a visitam diz respeito às esculturas que, embora muitas delas seriamente comprometidas e até decepadas, foram, propositadamente, mantidas dessa forma para lembrar a ação dos calvinistas, conhecida como fúria iconoclasta, ocorrida em 1566, em protesto contra a opulência da igreja católica. Nas tardes de sábado, a catedral apresenta concertos musicais abertos gratuitamente ao público em geral.

- Conhecer o DOMunder, um programa de possibilita adentrar pelos subterrâneos da Praça da Catedral para vivenciar, de tocha na mão, uma incrível experiência audiovisual, que revisita 2 mil anos de história da cidade, desde a construção pelos romanos, do castelo Trajectum, por volta de 45 d.C.. Nessa incursão história adentro, é feita, inclusive, uma simulação do tornado que derrubou a nave da  Catedral em 1674.

 

- Visitar o Museu Central um estupendo conjunto de edifícios instalado em torno de um claustro medieval. Tem como destaque as pinturas dos seguidores de Caravaggio, conhecidos com os “Caravaggistas de Utrecht” e a maior coleção de peças do revolucionário arquiteto e designer Gerrit Thomas Rietveld, nascido e radicado na cidade. Um outro destaque do museu é o estúdio que abriga o resultado de 30 anos de trabalho do famoso ilustrador e designer gráfico Dick Bruna, responsável pela criação do mundialmente famoso coelhinho Miffy.

 

- Ir até o Museu Catharijneconvent, situado em um belíssimo convento medieval, nas proximidades da Catedral. As obras lá expostas retratam um pouco da  história do cristianismo na Holanda. Esses trabalhos incluem pinturas de Rembrandt, Saenredam e Scorel; um notável vitral de Marc Mulders; esculturas de santos e manuscritos antigos.

 

- Em todos os locais contemplados em nosso site há um programa do qual não há como escapar: passear sem pressa pela cidade para senti-la ao máximo. Em Utrecht não é diferente.  Flanar por ela é uma aula de história e um apelo aos sentidos. Muitos dos edifícios centenários de Utrecht estão extremamente bem conservados e o seu interior abriga usos bem contemporâneos como, cafés, restaurantes, hotéis e lojas. Andar por suas ruelas e pelas margens dos canais é uma experiência muito gratificante. Observe, durante esse passeio, que os canais de Utrecht, ao contrário do que se observa na maioria das outras cidades holandesas, ficam um nível abaixo das ruas que eles cortam. O espaço ocupado por esse desnível permite andar a beira da água que está repleta de cafés, bares e restaurantes.

- Visitar os mercados tradicionais da cidade. Dentre eles: o colorido e aromático Mercado das Flores que ocupa a Janskerkhof, todos os sábados. Ainda nos sábados, no período matutino, o Mercado de Tecidos de Breedmarkt,  o maior e mais antigo do país. Se busca uma feira mais eclética com mistura de frutas, verduras, queijos, peixes e quinquilharias em geral, o local é Mercado de Vredenburg, que ocorre às quartas, sextas e sábados.

​​- Caso você tenha subido os 465 degraus da torre, não deixe de dar uma parada para experimentar sem remorso a cerveja e a batata frita vendidas na cidade. Se não subiu os degraus, ainda assim, mesmo com eventual sentimento de culpa, não deixe de cair nessa tentação.

- Por fim, para os apreciadores de Passeios de Barco, Utrecht também não decepciona.  Há opções variadas: passeios mais curtos por dentro da cidade até o cais, rotas mais longas pela vizinhança mais distante, mini-cruzeiros com lanche e degustação de vinho. Para quem quiser combinar passeio e autonomia, é possível alugar canoa ou barco elétrico para até doze pessoas. Os principais locais de embarque situam-se no badalado canal Oudegracht e na Praça da Catedral.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page