Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Bratislava
Avaliação
***
Principal Interesse
Arquitetura e História
De Onde Viemos
Viena Estação Central
Tempo Médio de Viagem
59 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Um passeio de trem altamente recomendado para quem quiser fazer um bate e volta a partir de Viena, como foi o nosso caso, é visitar a animada Bratislava, capital da jovem República Eslovaca.
As atuais Repúblicas Eslovaca e Tcheca integravam, até 1993, a antiga Checoslováquia. Em 1° de janeiro daquele ano, elas ganharam a condição de nações independentes, em um processo chamado de Divórcio do Veludo, em alusão ao caráter pacífico da cisão.
Bratislava tem pouco mais de 400 mil habitantes e dista cerca de 80 quilômetros da capital austríaca. Uma viagem de trem entre as estações centrais de ambas as capitais dura aproximadamente uma hora.
A Estação Central de Trem da capital eslovaca, Bratislava Hlavná Stanica, quando comparada com as de outras capitais europeias, fica a desejar, lembrando mais um terminal de ônibus. Informações em inglês também são mais escassas. Nos pareceu, entretanto, um local seguro para quem a utiliza.
Para chegar ao Centro Histórico da capital, onde estão os principais pontos turísticos de Bratislava, pode se caminhar a pé, cerca de 25 minutos, ou pegar o ônibus (n° 93) cujo ponto inicial fica ao lado da Estação.
Superado este impacto inicial, Bratislava irá aos poucos se mostrando um lugar muito agradável e acolhedor.
Entre as principais atrações da cidade, recomendamos as seguintes:
- Visita ao Castelo de Bratislava a principal atração turística da cidade. Embora os primeiros registros dessa edificação remontem ao século X, como ocorre com a maioria das fortalezas e castelos europeus, os sucessivos impérios que dominaram a região ao longo dos séculos e as tendências arquitetônicas dominantes em cada época foram dando a ele seu estilo: gótico no século XV, renascentista no século XVI e barroco no século XVII.
O castelo que vemos hoje em dia, infelizmente nada guarda desses tempos. Em 1811, as tropas de Napoleão Bonaparte puseram o castelo abaixo. Só na metade do século passado, ele passou por um processo de reconstrução que deu ao Castelo sua forma atual.
Para chegar ao Castelo, que está situado em uma colina vizinha ao coração do centro histórico, é necessário subir um caminho bastante íngreme. O acesso ao edifício pode ser feito por quatro portões: Sigismund, o mais usado para que vem do centro histórico, Viena, Nicholas e Leopold. Lá em cima a visão é deslumbrante. De um lado uma vista privilegiada do centro histórico e do outro do rio Danúbio. Nada mal. A visita às áreas externas do castelo é gratuita.
Nos dias de hoje o castelo abriga, também o Parlamento Eslovaco e a sede do Museu Nacional Eslovaco cuja coleção documenta a trajetória do País da Idade Média a atualidade.
A visita às áreas internas é paga e podem ser realizadas diariamente, exceção feita às segundas-feiras.
- Embora bem menos afamada e suntuosa que a Catedral de Santo Estevão, localizada na vizinha Viena, a Catedral Gótica de São Martinho, Dóm sv. Martina, no idioma local, situada no centro histórico da cidade, ao pé do Castelo, merece ser visitada.
Sua construção se estendeu de 1311 a 1452. Conflitos e dificuldades de financiamento explicam o longo período para sua conclusão. A igreja possui três naves e abriga quatro capelas: dos cânones; de Sophia da Baviera, em estilo gótico; de Santa Ana e; de São João, o Misericordioso, em estilo barroco. Em sua visita, atente para a beleza e colorido de seus vitrais.
O apogeu da Catedral ocorreu entre 1563 e 1830, quando ela serviu de local para a coroação dos reis húngaros e seus cônjuges. No total, dez reis e oito rainhas foram coroados nesse local. Como reverência a esse período dourado, um pequeno museu instalado no alto da torre neogótica de 85 metros de altura, abriga uma réplica de uma coroa real dourada pesando 300 quilos. Ainda como lembrança dessa glamorosa época, anualmente, nos primeiros dias de setembro, a igreja realiza uma reconstituição das cerimônias de consagração.
- O passeio pela Cidade Antiga de Bratislava é, segundo o nosso julgamento, o programa mais prazeroso a ser feito na capital. Os principais pontos de interesse nessa caminhada preguiçosa são:
-
Praça Hlavné, a principal de Bratislava, abriga diversos edifícios a maioria deles construídos no século XIV. Lá está localizado o Old Town Hall, a antiga sede da prefeitura, facilmente identificada por sua torre amarela construída em 1370. O local hoje é ocupado pelo Museu da Cidade. É possível ir ao topo da torre para ter uma visão panorâmica da praça. O acesso a ela é pago e se dá pelo museu. Nessa praça está a Fonte de Rolando, construída em 1572, sob encomenda do Rei Maximiliano II. No mês de dezembro a praça acolhe uma procuradíssima feira de natal, cheia de barracas com comidas típicas e artigos da estação.
-
Portão de São Miguel, torre de 51 metros de altura, construída no século XIV. É a única das entradas da cidade murada ainda de pé. Por esse portão chega-se à badalada rua Michalska, uma das mais movimentadas da capital, cheia de lojas, cafés e restaurantes.
-
Ali pertinho, na esquina das ruas Panská com Laurinská, dê uma espiada no Observador, Cumil no idioma nativo, a mais famosa estátua de Bratislava, que retrata a figura de um homem à saída de um bueiro. Passe a mão no capacete dele como todos fazem. Não nos pergunte por que.
-
Ande mais um pouco em direção a orla para um delicioso passeio no calçadão que acompanha o rio Danúbio. Curta o belo visual do rio, aproveite uma das muitas opções de alimentação ao ar livre e se quiser fazer alguma comprinha entre no Eurovea, o shopping da região.
-
Se ainda tiver tempo e fôlego, de uma chegada até a ponte UFO, assim chamada pela forma de sua cúpula. No topo da obra, há um deck ao ar livre ótimo para uma ampla visão da cidade
-
Por fim, para quem tem pouco tempo para passear pela cidade ou dificuldades de locomoção, existe a opção de utilizar o trenzinho vermelho, o “Prešporáčik Oldtimer” que saí do centro histórico, pertinho do Observador, passando pelos principais pontos turísticos de Bratislava.