top of page

Cidade

Segovia

Avaliação

****

Principal Interesse

História e Arquitetura

De Onde Viemos

Madri Chamartin

Tempo Médio de Viagem

30 minutos

Dicas

Segóvia é uma cidade com pouco menos de 60 mil habitantes situada na bela região de Castela e Leão, no centro da Espanha. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1985, Segóvia é mais uma cidade de sonho que pode ser visitada de trem. Ela transpira história, o que pode ser percebido em cada uma de suas ruelas, construções e monumentos.

 

Nós chegamos a Estação de Trem Segóvia Guiomar a partir de Madri, embarcando na estação de Chamartin. A viagem dura apenas 30 minutos. Ao contrário da maioria das estações europeias, a de Segóvia, no entanto, fica distante do centro histórico da cidade. A alternativa de transporte público existente consiste em  pegar a linha 11 de ônibus, com destino a Plaza Artilleria, situada às portas da cidade histórica. A viagem dura cerca de 20 minutos. Essa situação recomenda que para aproveitar bem o dia em Segóvia, convém sair de Madri o mais cedo que puder.

Os pontos mais marcantes a serem visitados, uma vez no centro histórico da cidade, são:

 

 

-  O imponente Aqueduto Romano,  construído no início do século II d.C, com seus 167 arcos de pedra, 120 pilares e 28 metros de altura é a primeira visão impactante oferecida ao visitante que chega ao centro histórico da cidade. Ele funcionou com suas funções originais até o final do século XIX. Além do passeio pelo seu entorno, é possível subir até o seu topo para apreciar uma ótima vista da cidade.

- A Catedral de Santa Maria de Segóvia, cuja construção teve início em 1525, em substituição a "Catedral Vieja" destruída 5 anos antes, durante a guerra das comunidades, é um monumento arquitetônico em gótico tardio que impressiona por sua beleza e dimensão. A visita paga a catedral, que compreende suas principais salas, capelas, claustro e a torre de 90 metros de altura, constitui programa indispensável para quem visita a cidade.

- A Casa dos Picos, erguida no final do século XV, merece atenção por sua arquitetura bem peculiar, na qual a sacada é totalmente coberta por molduras salientes em forma de diamante. O local hoje pertence ao Ministério de Educação e Ciência e abriga uma escola de artes.

- O Castelo de Alcazar ou Alcazar de Segóvia, palácio assentado em um sítio originalmente ocupado por uma fortificação islâmica é hoje uma das principais atrações turísticas de Segóvia. O início de sua construção data de 1122, sendo renovado e ampliado ao longo dos séculos. Tal como a maioria das fortalezas europeias, este monumento teve com o suceder dos séculos usos compatíveis com as demandas e estrutura de poder de cada época. O Alcazar, até se transformar no atual local turístico, exerceu, ao longo do tempo, as funções de palácio real, prisão de estado, colégio real de artilharia e academia militar.

 

A visita ao monumento é paga e compreende suas 12 salas. A torre  de onde se obtém uma vista inesquecível da cidade também pode ser acessada pagando-se um suplemento.

 

Qualquer segoviano que for consultado dirá que o Castelo de Alcazar inspirou Walt Disney na criação do Castelo da Branca de Neve. Verdade ou não, o monumento impressiona por sua extraordinária beleza.

- Tal como diversas outras cidades espanholas, Segóvia tem sua história associada a presença de uma expressiva comunidade judaica lá estabelecida desde a época medieval. O bairro onde se concentraram, La Juderia, é até os dias atuais um espaço muito rico do ponto de vista arquitetônico e cultural.

- A Muralha, cujo erguimento supõe-se tenha ocorrido no final o século XI como elemento defensivo, pode ser percorrida ainda hoje, uma vez que uma significativa parcela de sua construção, cerca de três quilômetros, permanece de pé. De suas cinco portas restam a de Santiago, que abriga a "Coleção de Títeres Francisco Peralta", a de  San Cebrián e a de  San Andrés, onde está localizado o Espaço Informativo sobre a Muralha.

- Em todo centro histórico de Segóvia é possível encontrar-se bares e restaurantes para todos os bolsos e gostos. Se tiver tempo, e for um apreciador do prato, escolha um local de seu agrado para experimentar o típico leitão assado, orgulho gastronômico da cidade.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page