top of page

Cidade

Perugia

Avaliação

****

Principal Interesse

História e Gastronomia

De Onde Viemos

Roma Termini

Tempo Médio de Viagem

2 horas 35 minutos

Dicas

Perugia, a capital da região da Úmbria, no centro da Itália, é uma animada cidade universitária com cerca de 170 mil habitantes, que alia, como poucas, história e agito. Ela foi fundada pelos etruscos há cerca de três mil anos, conservando, felizmente, até hoje, mais de 3 quilômetros de muralhas que a envolvem, além de portas e arcos. Tudo isso somado, confere a Perugia a sensação de um museu a céu aberto que merece ser apreciado e curtido a cada milímetro.

A Estação de Trem  de Perugia fica na parte baixa da cidade, afastada do Centro Histórico, localizado no alto. Isso não deve ser motivo de preocupação para quem quer conhecê-la, pois desde 2008, ela conta com o Minimetro, um eficiente serviço de transporte que pode ser acessado na própria estação ferroviária, Minimetro Fontivegge, permitindo chegar ao centro - Minimetro Pincetto, em poucos minutos.

Dentre as diversas atrações de Perugia, destacamos quatro delas:

- Andar pela Rocca Paolina, conjunto de passagens e salões subterrâneos construídos em meados do século 16, a pedido do Papa Paulo III, em uma época em que a cidade era dominada pelos pontífices. Originalmente, ela ligava as dependências do Palazzo Papale, o “Corridore” e a “Tenaglia”. Dessa época, após destruições e reconstruções, que marcavam a dominação política de cada momento histórico, restam apenas os subterrâneos do Palazzo. Após 1.983, a fortaleza se tornou uma ligação entre as partes baixa e alta da cidade, ganhando escadas e esteiras rolantes. Esse bem preservado caminho vai muito além de uma simples passagem, abrigando exposições, esculturas e um pequeno museu que conta a história da Roca.

- Desde 1973, nos meses de julho, Perugia fervilha com a realização do “Umbria Jazz Festival”, evento de nível internacional que reúne os mais consagrados nomes ligados ao jazz, em suas mais variadas leituras. Já passaram por esse festival, artistas como: B. B. King, Burt Bacharach, Sting, Prince, Lady Gaga, Keith Jarrett, Caetano Veloso, Gilberto Gil, só para citar alguns poucos.

- Para vivenciar o charme e importância histórica de Perugia, é imprescindível um passeio descompromissado pela cidade velha, incluindo sua praça mais importante, a Piazza IV Novembre, onde se encontram monumentos de estilo gótico como o Palazzo dei Priori, a Galleria Nazionale dell'Umbria, instalada no terceiro andar do Palazzo e  o Collegio del Cambio

 

- Na mesma praça estão a medieval Fontana Maggiore, inaugurada em 1278, e o Duomo di Perugia, a Cattedrale di San Lorenzo, onde destaca-se o altar gótico concebido pelo pintor renascentista Luca Signorelli. Na Corso Pietro Vannucci, calçadão que corta a praça, o turista vai encontrar uma filial da afamada Livraria Feltrinelli e outras diversas lojas, bares, cafés e restaurantes. Uma boa pasta com trufas, especialidade da região, e um bom copo de vinho, cairiam bem, nessa hora.

 

- Por fim, não há como ir a Perugia, sem mergulhar no chocolate. Na própria Corso Pietro Vannucci, visite a loja da Perugina, a mais famosa marca de chocolates da cidade, produtora do Baci. Para os mais fanáticos é possível agendar uma visita a fábrica da Perugina para conhecer a história e até fazer um curso sobre essa guloseima. Ela fica nas proximidades de Perugia, em San Sisto. Para chegar lá é preciso estar de carro ou tomar um táxi. Mais para o final do ano, normalmente em outubro, Perugia abriga a Eurochocolate, o maior festival europeu sobre o tema, que atrai mais de um milhão de visitantes à cidade. Com tanta opção, se você não gosta de chocolate, presenteie alguém.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page