top of page

Cidade

Assis

Avaliação

*****

Principal Interesse

Bel.Natural, Arquit. e Peregrinação

De Onde Viemos

Perugia

Tempo Médio de Viagem

20 minutos

Dicas

Assis é uma cidade com pouco menos de 30 mil habitantes, situada no topo de uma colina na região da Úmbria, que por ser a terra natal de São Francisco e Santa Clara, ganhou destaque pelo seu apelo religioso. Mas, independente desta faceta mais vinculada a religiosidade, Assis é um destino imperdível para qualquer tipo de turismo, graças a sua história e beleza arquitetônica.

Nó visitamos Assis, vindos de Perugia, cidade que escolhemos como base para conhecer toda a região da Úmbria de trem. A viagem é muito rápida, apenas 20 minutos.  A Estação de Trem da cidade, no entanto é bem afastada, ficando a 4 quilômetros do Centro Histórico de Assis.  Para quem não quer escalar a pé até o alto da cidade, há um ônibus urbano, linha C, cujo ponto se localiza em frente a estação e que faz esse percurso de meia em meia hora. Nós utilizamos deste meio de transporte e descemos na Piazza Mateotti, bem no alto da colina, o que nos permitiu fazer a maioria dos passeios, morro abaixo.

Vejam, na sequência, os pontos por nós recomendados para uma visita de um dia a cidade.

- O passeio número um para quem visita a cidade é a Basílica de São Francisco de Assis, um dos símbolos mais marcantes da arte sacra italiana. Inaugurada em 1228, a mando do Papa Gregório IX. Desde 2000, tornou-se Patrimônio da Humanidade, segundo classificação da Unesco. A Basílica, na verdade, integra 3 ambientes: Uma Igreja Superior, com fachada em estilo gótico, onde podemos observar afrescos de Cimabue, Giotto, Simone Martini e Pietro Lorenzetti e vitrais coloridos que pela passagem da luz conferem um ar mágico ao ambiente; Uma Igreja Inferior onde predomina o estilo românico que conta com afrescos que narram a paixão de Cristo e a vida de São Francisco de Assis; e, por fim, a Cripta, espaço de contemplação onde estão os restos mortais de São Francisco.

- A Basílica de Santa Clara, bem mais simples que a de São Francisco, é outro programa obrigatório. Com sua bela fachada gótica, cujo início da construção data de 1257, foi erigida em cima de uma basílica preexistente. Lá estão seus restos mortais, relíquias, objetos pessoais e o crucifixo que teria inspirado São Francisco a iniciar seu périplo religioso. A praça na qual ela se assenta proporciona uma vista deslumbrante da região da Úmbria.

- Outro programa imperdível é a visita ao lindo Centro Histórico da cidade. Andar por suas ruelas, escadarias, observar as portas da cidade e os vestígios dos muros que cercavam a Assis medieval merecem um despreocupado passeio que certamente envolverá paradas em suas lojas, bares e restaurantes, estes com seus tentadores pratos à base de trufas e queijo pecorino.

- A principal praça de Assis, a Piazza Del Comune, para onde fluem as principais ruas da cidade é outro ponto a conferir. Lá está a Torre del Popolo e o Templo de Minerva, cujo nome original é Igreja de Santa Maria sobre Minerva, antigo santuário, datado do século I A.C e restaurado no século XVII conferindo ao seu interior características barrocas.

- Um outro bom passeio, também na parte alta da cidade, é visitar a Igreja de São Rufino, mais simples que as anteriormente citadas, mas que adquire importância histórica por ser o local onde foram batizados Santa Clara e São Francisco, que fez ali suas primeiras pregações.

Para observar uma outra paisagem estonteante de Assis, a dica é caminhar um pouco mais acima até a Rocca Maggiore, antiga fortaleza datada do início do século XIII. A vista compensará o esforço físico.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page