top of page

Cidade

Maastricht

Avaliação

****

Principal Interesse

História, Arquitetura e Cultura

De Onde Viemos

Bruxelles Midi ( Bégica)

Tempo Médio de Viagem

1 hora 45 minutos

Dicas

Maastricht, cidade universitária de cerca de 120 mil habitantes, situada no extremo sul da Holanda, perto das fronteiras da Bélgica e Alemanha, é um dos mais charmosos e, por isso mesmo, fortemente recomendados destinos holandeses.

Nós a visitamos saindo de Bruxelas. Uma viagem de trem da capital belga até Maastricht leva em torno de 1 hora e 45 minutos. Já uma caminhada da Estação de Trem de Maastricht até o Centro Histórico poderá ser feita em cerca de 15 minutos.

Para quem dispõe de pouco tempo, esse destino pode ser feito na base do bate e volta, mas para conhecer melhor e com mais calma a cidade, recomendamos ao menos um pernoite em Maastricht.

A escala e a beleza mágica da cidade recomendam fortemente percorre-la a pé, e sem pressa. Os programas por nós recomendados para uma visita a Maastricht são:

- Visitar a monumental Sint Servaasbasiliek, Basílica de St. Servatius, a mais antiga da Holanda, que diz-se ter sido erguida sobre o túmulo de São Servatius. Ela está localizada no coração do centro histórico da cidade, em um sítio lindíssimo entre as praças Vrijthof, Keizer Karelplein e Henric van Veldekeplein. Em sua ampla nave, há a predominância do estilo românico da construção. A igreja, o claustro e a sala do tesouro, Patrimônio Histórico da Humanidade segundo a UNESCO, podem ser visitados mediante pagamento.

- Conhecer a Onze Lieve Vrouw Basiliek, Basílica de Nossa Senhora, um exemplo bem característico da arquitetura românica, que se acredita tenha sido construída sobre as ruínas de um templo romano. Em seu interior, encontram-se valiosas obras de arte e objetos religiosos.

- Entrar em uma das mais lindas livrarias do mundo, a Dominicanen, Livraria Dominicana, situada em uma centenária igreja, que, há cerca de dois séculos, perdeu sua função religiosa, passando, desde então, pelos mais variados usos, servindo até, pasmem, de templo carnavalesco. No antigo coro da igreja, está localizado  um bar onde é possível tomar um café, chá ou, mesmo, comer um lanche, observando a beleza do local. A livraria também opera como espaço cultural e tem apresentações musicais ao longo do ano.

- Dar um pulo no Bonnefantenmuseum, Museu Bonnefanten, espaço que abriga uma vasta coleção de obras que transitam dos antigos mestres até a arte moderna. O belíssimo edifício onde está o museu  foi projetado pelo arquiteto italiano Aldo Rossi. O local possui um agradável café, o Museumcafé Ipanema, ideal para um pit-stop, após visitar o museu.

 

- Caminhar a toa pelo Stadspark, o parque da cidade, situado em um dos mais elegantes pontos de Maastricht. Chegando ao local pela Helpoort, a mais antiga porta da cidade, datada de 1229,  e ainda muito bem conservada, é possível escalar as muralhas da cidade e curtir a beleza da cidade a partir de um plano mais elevado. Em sua andança por dentro do parque, não deixe de admirar a estátua de D'Artagnan, mosqueteiro morto na Porta Tongeren, em 25 de junho de 1673.  Para quem entrar no local pela  Prins Bisschopssingel, será fácil encontrar o poço dos ursos, que, no passado, abrigou animais de  verdade. Atualmente esse espaço é ocupado por diversas esculturas, dentre as quais a do Urso Jo, sentado em uma banco com um semblante tão triste que não escapará a sua observação

 

- Uma das saídas do parque leva o turista ao romântico bairro de Jeker, onde se encontra o Bisschopsmolen, Moinho do Bispo, uma visita muito interessante para quem estiver acompanhado de crianças ou para os apreciadores de iguarias regionais. No antigo moinho de água do século XVII, hoje reformado, e acoplado a uma padaria, há visitas guiadas e oficinas que reproduzem todo o processo tradicional para a fabricação de pães, usando uma antiga variedade de trigo vermelho, a espelta, bolos e a famosa “vlaai”, uma torta doce.

- Para passeios a barco, pelo Rio Mosa, a empresa Rederij Stiphout, oferece um grande quantidade de opções, desde passeios mais rápidos até mini cruzeiros de um dia inteiro, saindo da Maaspromenade.  A mesma organização oferece também passeios terrestres em “ônibus escolares”.

​- Se você gostar e estiver por aí em julho ou dezembro, tente se programar para assistir aos concorridíssimos concertos do maestro André Rieu em sua terra natal.

- Por fim, relembramos, um ótimo programa é curtir a cidade a pé, cruzando suas pontes, andando por suas praças, caminhos a beira-rio e pelas tortuosas ruazinhas no entorno do parque da cidade, observando os incríveis vestígios romanos, misturados com a arquitetura tipo casa de boneca, típica dos holandeses. Intercale esse passeio com as visitas internas.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page