Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Riquewihr
Avaliação
*****
Principal Interesse
Arquitetura, Beleza Natural
De Onde Viemos
Colmar
Tempo Médio de Viagem
22 minutos

Imagem by Pela Europa de Trem

Imagem by Pela Europa de Trem

Imagem by Pela Europa de Trem

Imagem by Pela Europa de Trem
Dicas
A deslumbrante Riquewhir, vilarejo com menos de 1200 moradores, é ao lado de Eguisheim, Kaysersberg e Ribeauville uma das quatro pequenas maravilhas localizadas Alsácia, cuja visita recomendamos fortemente em nosso site. Nenhuma delas possui uma estação ferroviária, mas todas podem ser visitadas usando linhas de ônibus regulares que cruzam Colmar, nossa sugestão de base para conhecer a região.
Os ônibus com destino a Riquewhir podem ser tomados na Place Scheurer Kestner em Colmar. O deslocamento por estradas e ruelas muito charmosas leva pouco mais de 22 minutos e custa menos de 5 euros. Em Riquewhir desça na estação Poste. Uma dica importante: os ônibus que saem de Colmar não são muito frequentes, assim para não perder tempo, antes de decidir ir a qualquer uma das quatro maravilhas de ônibus, vá até o Ofício de Turismo e peça aos atendentes um “time-table” dos deslocamentos. Caso os horários não combinem com o seu programa, ainda há a possibilidade de pegar um táxi, cuja tarifa irá oscilar de 40 a 50 euros. Nunca suba no veículo sem saber o preço da corrida. Outra coisa, em Riquewhir é proibida a circulação de veículos.
Embora faça parte de uma região conturbada envolta em sucessivas batalhas entre alemães e franceses ao longo dos séculos, Riquewhir, viva, mantêm sua arquitetura e registros históricos bem conservados desde o século XVI. Ganhou a humanidade.
O que fazer
Para embalar sua visita, saiba logo de cara que a beleza de Riquewihr e, em particular, a fonte que está situada pertinho da antiga porta da cidade, hoje principal ponto de partida para quem vai visitar o vilarejo, inspirou Walt Disney na concepção da Bela, protagonista da imortal animação “A Bela e a Fera”. Tenha isto presente em seu passeio.
Flane pela cidade tendo por referência a via principal do vilarejo, a Rue du General de Gaulle, sempre ele. Ela vai da Prefeitura “Hôtel de Ville” até a Torre Dolder. Visite suas lojinhas típicas, casas de artesanato, butiques, bares, restaurantes, mas sobretudo detenha-se na beleza das construções enxaimel com as quais você irá se deparar. Em particular, arregale seus olhos ao passar pela Maison de Hansi, no número 12 da via, apontada por moradores e estudiosos como tendo a mais linda fachada de toda a Alsácia.
Vá até a Torre Dolder, levantada em 1291 e hoje em dia transformada em interessantíssimo museu. A visita a ele lhe permitirá mergulhar na Riquewihr, cidade fortificada da idade média, e registrar sua evolução entre os séculos 13 e 17. No alto da torre, 25 m acima do solo, você terá uma bela vista do dos telhados da cidade, dos vinhedos panorâmica e mais ao longe, da Floresta Negra. A entrada custa 3 euros.
Aproveite essa andança, e entre em alguma vinícola para degustar e ou comprar os vinhos brancos típicos da região. Experimente as variedades Riesling e Gewürztraminer, duro de falar, delicioso de tomar. Deguste também o Cremant, o “champagne” da vila. Se quiser ir mais a fundo, agende uma visita guiada a algum dos vinhedos integrantes da Rota do Vinho da Alsácia. Ainda no centro, vá a até o “Musée des Eaux de Vie” para saber um pouco mais da história do vinho e de outras bebidas que retratam a região.
Se couber na sua agenda, visite duas feiras que mostram uma Riquewihr ainda mais especial. A primeira, a feira livre semanal da cidade, um mundo de doces e salgados regionais que ocorre as todas quartas pelas manhãs na Place Fernand Zeyer. A outra é a feira de natal de Riquewihr que dá um toque mágico, musical e iluminado às ruelas da cidade. Ele ocorre de 28 novembro a 21 de dezembro. Se conseguir ver as duas, sorte sua.