Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Cambridge
Avaliação
****
Principal Interesse
Cultura e Tradição
De Onde Viemos
London Kings Cross
Tempo Médio de Viagem
50 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Cambridge, cidade de 125 mil habitantes localizada no leste da Inglaterra, tem como destaque absoluto a Universidade de mesmo nome, fundada em 1209, a segunda mais antiga da Inglaterra - a primeira é a de Oxford. Ela possui 31 “colleges”, que podem ser visitados, em sua maioria pagando-se a entrada. Para saber onde você está se metendo, saiba que dessa universidade saíram, até esta data, 82 vencedores de prêmios Nobel. Alunos brilhantes como Lord Byron, Isaac Newton, Charles Darwin, Francis Bacon, Stephen Hawking, só para citar alguns, passaram por aqui. Foi em Cambridge também que, na década de 50, os cientistas James Watson e Francis Crick mapearam pela primeira vez a estrutura do DNA.
A viagem de trem de Londres até a bela Estação de Cambridge pode ser feita em 50 minutos, o que permite um bate volta tranquilo, embora uma visita pra valer a Cambridge, que fuja da superficialidade, mereça mais do que um dia, isto para que o clima do local, impregnado de saber, conhecimento e riqueza histórica, tome conta de você. Uma caminhada até o Centro Hstórico levará cerca de 18 minutos
Dentre as atrações da cidade, destacamos, sem a menor pretensão de esgotá-las:
- Caminhar até o Centro Histórico para ir incorporando o clima carregado de cultura e história existente em suas ruas, ruelas, pontes, fachadas e jardins. Nessa caminhada, você passará na porta de vários dos colleges da cidade. Indicamos mais à frente quatro deles. Na Market Square é fundamental embrenhar-se pela animada feira do gênero “tem tudo”, uma festa. Na Silver Street e na Magdalene Brigde localizam-se os pontos de embarque para o “Punting”, sobre o qual falaremos na sequência. Nesse animado ambiente encontram-se também diversos bares, pubs e restaurantes. Ainda em sua andada pelo centro, pertinho do King’s College, vale a pena olhar o "Corpus Clock" relógio inaugurado em 2008 por Stephen Hawking. O objeto é um círculo de ouro sem ponteiro e nem números, com luzes piscantes. Em cima do círculo mora o “Chronophage”, um horrível gafanhoto que se alimenta de devorar o tempo.
- Uma das mais agradáveis maneiras para se conhecer Cambridge, à semelhança das gôndolas venezianas, embora mais raiz, é fazer um “punting” pelo rio Cam, passando pelos fundos dos diversos “colleges” da cidade e pelas icônicas pontes dos Suspiros, no St. John’s College, e da Matemática, no Queen´s College. O passeio, que tem aproximadamente 45 minutos, leva esse nome por usar como modo de transporte os “punts”, barcos de madeira destinados a navegar por cursos d’água de pouca profundidade, de modo que os “punters”, os condutores da embarcação, normalmente estudantes das universidades locais, possam tocar com seu bastão no fundo do rio.
- Visitar a belíssima Great St Mary’s Church, a mais importante da cidade onde são celebradas as cerimônias de graduação da universidade. Lá foi realizado o funeral de Stephen Hawking. Quem se aventurar a subir os 123 degraus de sua torre irá se deslumbrar com a vista aérea da cidade.
- O Fitzwilliam Museum, embora deixado de lado por muitos dos visitantes, é um ponto de parada obrigatório para quem vai a Cambridge. Abriga cerca de 550 mil peças, dentre as quais uma riquíssima coleção arqueológica e 1700 pinturas cobrindo escolas que se estendem do século 13 ao 21, com obras de Ticiano, Bellotto, Canaletto, Rubens, Corot, Turner, Monet, Matisse, entre outros mestres.
- Entrar em um dos mais de 100 pubs da cidade para vivenciar o ambiente e relaxar experimentando as bebidas e comidas servidas. Uma dica sobre os melhores pubs de Cambridge pode ser obtida clicando aqui
- Por fim, indicamos 4 colleges cuja visita é imperdível:
-
Uma entrada no King´s College, que conta com duas atrações imperdíveis: a visita paga à sua belíssima capela, construída em estilo gótico perpendicular, e que apresenta o maior teto abobadado do mundo, e, se você estiver por lá as 17h30, e ainda tiver sorte de conseguir um dos ingressos gratuitos, não deixe de assistir a missa aberta com o seu famoso coral de meninos.
-
Outro ponto cuja visita vale a pena é o St. John’s College, o segundo maior da universidade, perdendo apenas para o vizinho Trinity. Ele é apontado em muitas das literaturas sobre Cambridge como o mais bonito da cidade. Tem uma arquitetura em estilo tudoriano, cuja beleza salta aos olhos. A visita permite passear pelos seus jardins e cruzar a Ponte dos Suspiros, a mais charmosa de Cambridge.
-
A visita paga ao lendário Trinity College, permite passear pelo pátio e pela capela. O colégio abriga ainda a Wren Library, cujo ingresso é gratuito, mas de acesso controlado quanto ao número de visitantes. Nessa biblioteca está guardada a primeira edição do histórico livro “Mathematical Principles of Natural Philosophy” de Isaac Newton, com anotações feitas pelo próprio. Como curiosidade, a biblioteca conserva mechas dos seus cabelos e a sua bengala.
-
No Queens's, o ingresso pago permite visitar o belíssimo pátio, sua igreja e a Ponte Matemática, estrutura de madeira construída em 1749 apenas com vigas encaixadas, sem o uso de pregos, que une dois sítios do colégio, passando sobre o Rio Cam.