Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Antuerpia
Avaliação
****
Principal Interesse
Arquitetura
De Onde Viemos
Bruxelas
Tempo Médio de Viagem
46 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Mika Baumeister on Unsplash

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Antuérpia, cidade de aproximadamente 500 mil habitantes, a segunda maior da Bélgica, é uma ótima opção para um bate e volta a partir de Bruxelas ou Amsterdã. No primeiro caso, a viagem de trem leva em torno de 45 minutos. Para quem parte da capital holandesa, o tempo de viagem é de aproximadamente uma hora e quinze, pelo trem rápido, o Thalys, ou uma hora e cinquenta, pelos trens convencionais.
As nossas dicas para um passeio por essa cidade vibrante e bonita começam pela própria estação de trem. Inaugurada em 1909 e completamente modernizada entre 2000 e 2009, ano em que foi apontada pela revista Newsweek como a quarta mais bela estação ferroviária do mundo. Confira e fique boquiaberto.
A partir da Estação de Trem, uma tranquila caminhada de 20 minutos conduz ao charmoso centro histórico de Antuérpia, onde estão as principais atrações da cidade, dentre as quais destacamos:
- Visita a Catedral Gótica de N.Sra. de Antuérpia, que abriga várias obras do mestre do barroco, o pintor flamengo, Peter Paul Rubens. Na catedral, vale ainda ir até o campanário, patrimônio histórico da humanidade segundo a UNESCO.
- Caminhada pela Grote Markt, a principal praça da cidade, onde encontra-se a mítica Estátua de Brabo.
A lenda que marca esse monumento conta que o malvado gigante Druon Antigoon teria se apossado do castelo às portas do rio Escalda, cobrando um pedágio de quem o utilizava. Para quem não tinha o dinheiro, ou não queria pagar a visita, a mesma era franqueada mediante o corte de uma das mãos do infeliz visitante, a qual era depois atirada ao rio.
Este quadro mudou drasticamente quando o soldado romano Silvius Brabo desafiou o gigante e, vencendo-o, cortou e lançou ao rio sua mão, episódio este retratado na estátua. Nesta ação, "hand werpen", "mão lançada", em flamengo, encontra-se a origem do nome da cidade, Antwerpen.
O castelo objeto dessa fábula, Het Steen, hoje em dia está aberto à visitação sem que a haja a necessidade de cortar as mãos. A construção e o seu entorno foram, no entanto, muito descaracterizados por reformas e demolições necessárias para coibir o assoreamento do rio.
- Nessa mesma praça, não deixe de observar e fotografar o lindo prédio da Prefeitura com suas infinitas e coloridas bandeiras.
- Passeio pelo Centro Histórico da cidade, que conta, além dos pontos antes destacados, com uma um série de ruelas e pracinhas, dentre as quais destacamos em particular: Meirstratt, Oude Koornmarkt e o Groenplaats, apinhadas de lojas, cervejarias e restaurantes que convidam a uma caminhada a toa.
- Por fim, não saia de Antuérpia sem se deliciar com uma porção de fritas acompanhada de uma deliciosa cerveja nacional.