top of page

Cidade

Antuerpia

Avaliação

****

Principal Interesse

Arquitetura

De Onde Viemos

Bruxelas

Tempo Médio de Viagem

46 minutos

Dicas

Antuérpia, cidade de aproximadamente 500 mil habitantes, a segunda maior da Bélgica,  é uma ótima opção para um bate e volta a partir de Bruxelas ou Amsterdã. No primeiro caso, a viagem de trem leva em torno de 45 minutos. Para quem parte da capital holandesa, o tempo de viagem é de aproximadamente uma hora e quinze, pelo trem rápido, o Thalys, ou uma hora e cinquenta, pelos trens convencionais.

As nossas dicas para um passeio por essa cidade vibrante e bonita começam pela própria estação de trem. Inaugurada em 1909 e completamente modernizada entre 2000 e 2009, ano em que foi apontada pela revista Newsweek como a quarta mais bela estação ferroviária do mundo. Confira e fique boquiaberto.

 

A partir da Estação de Trem, uma tranquila caminhada de 20 minutos conduz ao charmoso centro histórico de Antuérpia, onde estão as principais atrações da cidade, dentre as quais destacamos:

- Visita a Catedral Gótica de N.Sra. de Antuérpia, que abriga várias obras  do mestre do barroco, o pintor flamengo, Peter Paul Rubens. Na catedral, vale ainda ir até o campanário, patrimônio histórico da humanidade segundo a UNESCO.

- Caminhada pela Grote Markt, a principal praça da cidade, onde encontra-se a mítica Estátua de Brabo.

 

A lenda que marca esse  monumento conta que o malvado gigante Druon Antigoon teria se apossado do castelo às portas do rio Escalda, cobrando um pedágio de quem o utilizava. Para quem não tinha o dinheiro, ou não queria pagar a visita, a mesma  era franqueada mediante o corte de uma das mãos do infeliz visitante, a qual era depois atirada ao rio.

 

Este quadro mudou drasticamente quando o soldado romano Silvius Brabo desafiou o gigante e, vencendo-o, cortou e lançou ao rio sua mão, episódio este  retratado na estátua. Nesta ação, "hand werpen", "mão lançada", em flamengo, encontra-se a origem do nome da cidade, Antwerpen.

O castelo objeto dessa fábula, Het Steen, hoje em dia está aberto à visitação sem que a haja a necessidade de cortar as mãos. A construção e o seu entorno foram, no entanto,  muito descaracterizados por reformas e demolições necessárias para coibir o assoreamento do rio.

- Nessa mesma praça, não deixe de observar e fotografar o lindo prédio da Prefeitura com suas infinitas e coloridas bandeiras.

- Passeio pelo Centro Histórico da cidade, que conta, além dos pontos antes destacados, com uma um série de ruelas e pracinhas, dentre as quais destacamos em particular:  Meirstratt, Oude Koornmarkt e o Groenplaats, apinhadas de lojas, cervejarias e restaurantes  que convidam a uma caminhada a toa.

- Por fim, não saia de Antuérpia sem se deliciar com uma porção de fritas acompanhada de uma deliciosa cerveja nacional.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page