Cidade
Cinque Terre - Monteroso
Avaliação
*****
Principal Interesse
Beleza Natural
De Onde Viemos
La Spezia Centrale
Tempo Médio de Viagem
20 minutos
Pela Europa de Trem
Cidade
Veneza
Avaliação
*****
Principal Interesse
História e Beleza Natural
De Onde Viemos
Verona Porta Nuova
Tempo Médio de Viagem
1 hora e 12 minutos

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem

Image by Pela Europa de Trem
Dicas
Veneza, cidade com cerca de 260 mil habitantes, localizada no norte da Itália, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a UNESCO, é seguramente um dos pontos turísticos mais procurados do mundo.
Seus canais, praças, ruelas, museus e atividades culturais transformam Veneza em um destino mágico que integra o caderninho de desejos de 9 em cada 10 potenciais viajantes.
Para quem adora o charme das viagens de trem, Veneza é um local de fácil acesso. A Estação de Santa Lucia recebe trens de diversos pontos da Itália e de vários países europeus. Para quem sai de Roma, para passar alguns dias na cidade, a viagem leva menos de 4 horas em trens de alta velocidade muito confortáveis.
Também é possível chegar a Veneza a partir de locais mais próximos com tempos de viagem bem mais curtos. É o caso de Verona, em 1h12; Bologna, em 1h33 e Padova, em 28 minutos, só para citar algumas cidades.
Uma vez na Estação de Santa Lucia, o desenho da cidade, pleno de pontes e escadas, não recomenda deslocamentos a pé para as regiões mais badaladas, como a Praça São Marcos e o Rialto, principalmente para quem vai passar alguns dias em Veneza e está cheio de malas. Neste caso, recomendamos utilizar os vaporettos que cobrem toda a cidade com ótima frequência. Clique aqui para conferir as linhas disponíveis e os principais pontos atendidos.
No entanto, será possível sair a pé da estação sem grandes problemas, caso você for se hospedar nas proximidades da estação, região que foi se modernizando ao longo do tempo, e que, hoje em dia, abriga bons hotéis, possui uma rede comercial bem diversificada e oferece muitas opções de cafés, bares e restaurantes.
Embora este site seja dedicado a viagens ferroviárias, nos permitimos dar umas dicas para quem chegar a Veneza de avião. O Aeroporto Marco Polo, embora não seja servido por trens, é um dos mais bem atendidos por transporte coletivo de alta qualidade. Para quem quiser utilizar um confortável ônibus expresso, o ATVO é uma ótima opção. Confira detalhes, clicando aqui. E, para quem quer começar a viagem em um clima veneziano, desde o aeroporto, o Alilaguna, serviço de barcos farto e bem organizado, levará o turista aos principais pontos da cidade. Veja mais informações clicando aqui.
- Em relação aos programas sugeridos, sem esgotá-los, pois isto é impossível em Veneza, nossa dicas são:
- Perder-se, literalmente, por suas ruelas, vielas e canais sem um roteiro predefinido, descobrindo paisagens estonteantes, que só ela oferece.
- Caminhar pela Piazza San Marco, considerada por muitos viajantes como a mais linda do mundo. Nesse passeio aproveite para conhecer sua Basílica, marco da arte bizantina, e a torre do Campanário, cujo topo oferece uma vista deslumbrante da cidade e seu entorno.
- Visitar o Palácio Ducal, símbolo da arquitetura gótica veneziana, antiga residência dos Doges, governantes maiores da república de Veneza, para conhecer seus salões, quadros, tapeçarias e outras relíquias da época. O palácio incorporava, ainda, gabinetes administrativos e uma temida prisão que abrigava os condenados de então. Em relação a este segundo ambiente, é possível contratar uma visita guiada pelo itinerário secreto que passeia pelos sombrios e estreitos caminhos que une celas, calabouços e poços construídos em diferentes séculos. O mais famoso prisioneiro do local foi o escritor, jogador, e, sobretudo, sedutor Giacomo Casanova (1725-1798) que teria milagrosamente escapado desta, até então inexpugnável prisão, onde esteve confinado por cerca de cinco anos.
- Visitar a Galeria de L'Academia, espetacular pinacoteca que abriga trabalhos que cobrem o período bizantino, gótico e renascentista. Lá encontramos trabalhos dos pintores Bellini, Veronese, Tintoretto, Ticiano, Tiepolo, Canaletto, entre outros.
- Ir de vaporetto até as ilhas de Murano, para conhecer como são produzidos, ao longo de muitas gerações, seus universalmente consagrados trabalhos em cristal, e Burano, cujas as casinhas coloridas dão um toque de encantamento ao local.
- Cruzar a Ponte Rialto, passear pelas margens do Grande Canal parando em um dos inúmeros bares ao ar livre para saborear o “spritz”, tradicional bebida a base de prosecco, água com gás e aperol.