top of page

Cidade

Nice

Avaliação

***

Principal Interesse

História, Cultura e Beleza Natural

De Onde Viemos

Cannes

Tempo Médio de Viagem

29 minutos

Dicas

Nice, cidade de cerca de 350 mil habitantes, capital dos Alpes Marítimos, está localizada na badalada Riviera Francesa. Fundada pelos gregos no ano 350 A.C, ela alia história, cultura - abriga museus imperdíveis - e, não bastasse tudo isso, banhada pelo Mar Mediterrâneo, possui uma privilegiada beleza natural.

Embora tenha perdido importância, ao longo dos anos, para outros destinos vizinhos, como Cannes e o Principado de Mônaco, por exemplo, Nice merece certamente uma visita. Além de seu próprio brilho, ela  é uma ótima base para quem quer conhecer a região da riviera, seja de trem, carro ou ônibus.

 

Para quem está em Paris, uma viagem direta a Nice, de TGV, partindo da Gare de Lyon, demorará seis horas. Para quem saí de Marseille, Estação de St. Charles,  a jornada levará pouco mais de  duas horas e meia.  Uma vez em Nice, os deslocamentos de trem para cidades próximas serão bastante rápidos. Por exemplo, para Antibes e Cannes, a viagem demorará pouco menos de meia hora; para Mônaco, 27 minutos.

Uma caminhada da Estação de Trem de Nice até o Centro Histórico levará pouco mais de 20 minutos.

​Nossas dicas de programas para Nice são as seguintes:

​​- Caminhar ou andar de bike, sem nenhuma pressa, pela “Promenade des Anglais”, calçadão a beira mar onde é possível curtir a beleza natural desse pedaço da Riviera Francesa, as célebres mansões a beira mar  e hotéis de luxo que fizeram a fama da cidade, entre eles o icônico "Negresco"

- Perder-se pelo centro histórico, a “Vieux Nice”, conjunto de ruelas que abriga bistrôs, restaurantes espalhados pelas calçadas, lojas e mercados ao ar livre.

- Passear pela feira do Cours Saleya, também chamada de Mercado das Flores, embora vá bem além disso, abrigando também frutas e outras especialidades gastronômicas regionais. Durante o passeio, não deixe de experimentar a deliciosa "socca", misto de crepe com panqueca feito de farinha de grão de bico, uma iguaria típica da região.

​- Ainda dentro da Vieux Ville, visitar as belíssimas Cathédrale Santé-Reparate, cujo formato atual foi erigido entre de 1650 e 1685, e a Chapelle de la Miséricorde, ambas em estilo barroco.

- Subir a pé, ou de teleférico, ao mirante da “Torre Belanda”, no “Ancien Château” para curtir uma belíssima vista da cidade.

- Visitar o Museu Matisse, localizado no sítio arqueológico de Cimiez, que abriga pinturas, desenhos e esculturas de Henri Matisse, que se encontra enterrado na cidade. Por encontrar-se em local mais afastado, para chegar até ele será necessário andar por quase 40 minutos a partir do Centro Histórico. Como alternativa de transporte coletivo, é possível utilizar a linha 5 de ônibus.

- Conhecer o Museu Nacional Marc Chagall, que abriga pinturas, litografias, esculturas e outras obras do artista bielorrusso, que fez sua carreira na França, onde tornou-se um dos maiores artistas do século XX. Por ficar igualmente em lugar mais distante,  para chegar até ele, será necessário caminhar por pouco mais de 22 minutos, desde o Centro Histórico. A opção em termos de transporte coletivo será pegar um ônibus, linha 57, ou tram.

​- Nice destaca-se, ainda, por ter o mais afamado desfile de carnaval europeu. Para os brasileiros, a festa embora muito bem produzida soará modesta.

Uma última dica, Nice dispõe de uma estação de ônibus, Gare Routière, com saídas frequentes para cidades e vilarejos turísticos não servidos por trem, como Saint-Paul de Vence, por exemplo.

Localize no Mapa

copyright©2020 site "pela europa de trem", criado e mantido pelos editores utilizando a plataforma wix

bottom of page